Como Posso Usar o WhatsApp para Transformar meu Negócio?

Tempo de leitura: 3 minutos

O WhatsApp é um serviço de mensagens sociais adquirido pelo Facebook por US $ 19 bilhões em 2014, é indiscutivelmente o aplicativo de comunicação de mais rápido crescimento do mundo. Em Janeiro de 2015, meio bilhão de pessoas estavam ativas, ou seja, eram usuários regulares do WhatsApp. Esses usuários estão compartilhando mais de 700 milhões de fotos e 100 milhões de vídeos a cada dia. Ele substituiu o SMS e rapidamente se tornou nosso principal modo de comunicação. Acompanhando esta grande ascensão, os proprietários de pequenas e médias empresas começaram a se perguntar: como posso usar o WhatsApp para meu negócio?

ARTIGO WHATS

Conheça algumas das principais estatísticas do cenário atual dos dispositivos móveis e que lhe ajudarão a visualizar a importância desta tecnologia nos seus negócios:

  • Existem mais telefones celulares do que televisões no mundo.
  • 4 de 5 consumidores utilizam seu smartphone para compras.
  • 15% das vendas de varejo online em 2013 foram feitas através de dispositivos móveis.
  • Estima-se que 50% da população usará tablets até o final de 2016.
  • Mais de 70% dos usuários que têm WhatsApp o usam diariamente.
  • Mais de 100 milhões de brasileiros têm esse aplicativo em seus aparelhos.

Neste artigo vamos dar ênfase para 4 razões pelas quais é interessante você pensar em implementar o WhatsApp em seu negócio. O cenário dos negócios está mudando, isso inclui como as pessoas acessam a web e realizam transações. Você está preparado para a mudança?

1) Usando WhatsApp para a comunicação da equipe interna

Quando é decidido implementar qualquer nova ferramenta para a comunicação interna, pode haver alguma resistência por parte dos funcionários. As pessoas estão relutantes em “aprender” coisas novas. Porém, a melhor coisa sobre WhatsApp é que quase todo mundo sabe usá-lo e ele não requer qualquer treinamento. Outra vantagem é que não é preciso pedir explicitamente à equipe para verificar o WhatsApp, porque provavelmente eles estarão de qualquer forma ligados a ele.

2) Usando WhatsApp Para a comunicação do cliente

E aqui vai uma dica muito imporante! Se você faz seus acompanhamentos de vendas em WhatsApp ao invés de telefonemas diretos, você terá 40% a mais de resposta. Ninguém aprecia telefonemas de números desconhecidos, mas são mais propensos a responder as mensagens pessoais. Quando os vendedores começam a utilizar o WhatsApp para comunicação com o cliente, nota-se uma melhor resposta e engajamento. Isso também dá a oportunidade de ser um pouco informal. Por exemplo, você enviou uma cotação para o seu cliente em potencial, e precisa da resposta, o que você faz? É melhor enviar uma mensagem curta no WhatsApp perguntando sobre o status, pois além de obter uma resposta rápida, pode estabelecer uma relação mais próxima com seu cliente.

3) Usando WhatsApp para suporte ao cliente

O WhatsApp pode ser uma grande ferramenta para o suporte ao cliente simples por causa de seu alcance mais amplo. É muito mais fácil que seus clientes lhe envie uma mensagem pelo WhatsApp ao invés de ir até um site de ajuda. No entanto, oferecer suporte ao cliente via WhatsApp pode não ser uma boa opção pois para as empresas que recebem centenas de chamadas de cliente todos os dias. Então, escolha WhatsApp como uma ferramenta de apoio ao cliente apenas se tiver menor número de pedidos dos clientes.

4) Usando WhatsApp Para Marketing & Promoção

Você pode usar o WhatsApp para enviar imagens, arquivos de áudio, vídeoclipes curtos de seus produtos e mensagens de texto para usuários em todo o mundo. Ao contrário de SMS ou e-mail, há menos restrições sobre o formato e as chances de entrega são maiores. Idealmente, você deve usar o WhatsApp para se conectar com clientes fiéis existente em vez de tentar chegar a novos usuários. Você deve ser criativo se realmente quiser obter uma boa resposta, e promover o seu negócio usando WhatsApp. Por exemplo, a Colgate convidou as pessoas a enviar selfies de seu sorriso através WhatsApp, para um número de telefone exibido no pacote de creme dental. Não há limites para o Marketing atingir seus clientes desde que não seja invasivo. Aproveite!

Aproveitar o potencial desta aplicação móvel moderna e econômica pode ser interessante e emocionante, especialmente para criar uma linha direta entre marcas e consumidores, aumentando o nível de engajamento.

Mayza Martins – Marketing

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Sebastião Queiroz disse:

    Ótima dica.
    Valeu. Já vou aproveitar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: