Ganhar produtividade para melhorar a força de vendas sempre é um grande desafio encontrado nos escritórios de representação comercial e empresas. Vendedores dos mais diversos setores e segmentos já estão compreendendo que as relações com o consumidor não podem ser gerenciadas como antigamente. É preciso ter mais estratégia, organização e ferramentas que facilitam o trabalho.
Já se atentou para a nova realidade dos clientes? Não? Hoje vou te mostrar alguns passos para que a força de vendas do seu negócio seja ainda melhor e mais assertiva. Confira:
-
O planejamento bem elaborado pode aumentar a produtividade
Muitos deixam de lado o planejamento, mas é uma forma estratégica para você organizar uma série de processos a serem adotados para melhorar as vendas e, posteriormente, analisar as métricas e produtividade.
Sem o planejamento não há como melhorar o desempenho da equipe e das vendas pois você não saberá quais metas deve atingir, onde quer chegar e como fazer para conseguir isso. Tenha tudo bem definindo: estratégias, público-alvo, horários de prospecção, visitas e todas as atividades que julgar necessárias para bater as metas.
-
Ferramentas ideias
Depois do planejamento é hora de colocar a mão na massa. Mas antes de tudo, você precisa ter as ferramentas ideais para realizar seu trabalho. Não há como melhorar a força de vendas se você não utilizar medidas inovadores de otimização de trabalho.
Para que você e sua equipe trabalhem de forma mais prática e ágil, utilize recursos tecnológicos que os auxiliem no cotidiano. Como:
Imagine se o tempo gasto nas vendas passasse de 60% para 50%. Uma melhorias de 10 pontos pode significar o que faltou para bater as metas do mês anterior.
A tecnologia está cada vez melhor para ajudar vendedores e gestores, portanto, aproveite o que ela tem a oferecer. Use aplicativos modernos e completos, que você pode acessar em qualquer lugar e que o auxilie na agenda e reuniões. Muitos Softwares de Gestão tem a versão mobile, o que seria ideal, pois em um único sistema você tem todas as informações do seu negócio e dos clientes. Sem as ferramentas ideais, dificilmente o desempenho das vendas poderá alcançar uma alta performance.
→ Conheça o Suasvendas – Software de Gestão
-
Monitore todas as ações
Sem o acompanhamento do desempenho das vendas será impossível verificar se as ações estipuladas no planejamento estão sendo eficientes. Para fazer isso da melhor maneira, estipule métricas e as analise diariamente. Desta forma, será possível identificar falhas e acertos.
-
Ter foco te ajuda a bater as metas
Grande parte dos vendedores não sabem organizar seu trabalho de forma produtiva. Está na hora de economizar tempo automatizando tarefas e focando no que realmente é importante: as vendas.
Deixe de lado as papeladas, planilhas e tudo que empaca a sua produtividade e comece a utilizar um sistema que vai te ajudar de forma rápida e automatizada. Isso permite que você
cumpra os prazos sem correria e a focar somente no que é necessário para você bater as metas. Além de conseguir trabalhar de forma organizada, você não perderá seu tempo com tarefas que te atrasam.
-
Invista em treinamentos
Estar atento nas tendências e ter mais conhecimento das técnicas de venda é uma ótima forma de disparar na frente do concorrente. Não fique desatualizado(a) e faça treinamentos mensais para aprender mais.
E não são treinamentos somente de técnicas e tendências de mercado, você também precisa ser um especialista no que vende. Portanto, nada de se acomodar achando que sabe coisas demais. Conhecimento nunca é pouco!
-
Qualidade de vida no trabalho
Trabalhar sob pressão, correndo de um lado pro outro ou em computadores não eleva a produtividade de ninguém. Pelo contrário, te deixa uma pessoa estressada e distraída, gerando mais erros.
Sem dúvidas, os vendedores que têm boa qualidade de vida são mais dispostos e trabalham mais felizes, melhorando, consequentemente, sua produtividade. Além disso, isso estimula a clareza mental, reduz acidentes de trabalho e afastamentos.
Mas como melhorar a qualidade de vida no trabalho? Coisas simples já fazem toda a diferença: faça intervalos para descansar, alimente-se melhor, beba bastante água e faça alongamentos durante o expediente.
Agora que você aprendeu um pouco sobre como melhorar sua força de vendas chegou a hora de colocar tudo em prática. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
Boas vendas!]]>