A cada dia que passa os acessos em e-commerces têm aumentado mais. Isso significa que chegou a hora de acompanhar as mudanças e não perder o cliente para os concorrentes. Segundo pesquisa da Compre&Confie, empresa de segurança digital e inteligência de mercado criada pela ClearSale, nos três primeiros meses do ano, as compras virtuais cresceram 14% e somaram R$17 bilhões.Os dados mostram que o Brasil está na liderança das vendas online entre os países latinos e na 10ª posição no ranking mundial. A projeção é de que as vendas cheguem a R$74,8 bilhões esse ano, valor 21% maior do que o de 2018. Ter um ambiente online para sua empresa é de grande importância para aumentar seu público e, consequentemente, as vendas. A criação de uma e-commerce não está sendo encarada pelas organizações como apenas uma atualização ou acompanhamento de novas tendências, mas também como uma área de negócio alternativa. Imagine só: seu negócio disponível 24 horas e 7 dias por semana. Além disso, você não precisa alugar uma loja física. Isso tudo facilita o acesso a novos mercados e clientes, com um esforço financeiro bem reduzido. Os benefícios não param por aqui:
Eficiência
Com a agilidade da internet em permitir que um cliente que já possui em mente o que precisa comprar ter em mãos várias opções de compras em apenas alguns cliques, dá uma grande vantagem para sua empresa, pois você terá menos esforços para fechar um negócio. Além disso, a internet lhe proporciona rapidez em conquistar um cliente, principalmente se a sua empresa está bem indexada nos motores de busca, como o Google. Através, principalmente, de dispositivos móveis, qualquer pessoa pode acessar sua loja, de qualquer lugar e a qualquer hora. Portanto, antes de iniciar um e-commerce lembre-se que sua loja precisa ter o design responsivo para se adaptar ao mobile. Leia também “Catálogo B2B: solução eficaz para prospecção”.Agilidade no ciclo de vendas
Quem busca produtos ou serviços na internet, geralmente, já tem a intenção de compra e pode se decidir mais rapidamente se puder fazer isso sem necessidade de ligações ou visitas à loja. Portanto, o tempo que a equipe de vendas leva para fazer o contato com um novo lead e nutri-lo até que ele esteja pronto para fazer uma venda pode ser completamente reduzido e, muitas vezes, nem é necessário entrar em contato. Essa agilidade do ciclo de vendas evita desperdício de tempo do cliente, da equipe e proporciona uma redução de custo para a empresa.Loja aberta 24 horas
O fato de que na internet sua loja fica aberta por 24 horas é a chave para o aumento das vendas. Imagina todos os dias você chegar no trabalho pela manhã, checar o sistema do seu e-commerce e se deparar com pedidos feitos durante a noite, sem precisar investir muito dinheiro para chegar até o cliente. É uma situação cada vez mais recorrente nas vendas online e uma ótima forma de fechar negócios de forma automatizada e sem muitos esforços. O processo de atendimento também pode ser automático. Você pode criar um FAQ (perguntas e respostas mais frequentes) em uma área visível no seu site. Assim, você não vai precisar do auxílio de um funcionário para passar informações aos clientes.Como o e-commerce aumenta a receita das empresas?
O comércio eletrônico tem dois processos principais e que ajudam a aumentar o lucro:- Intercâmbio de dados: é capaz de transmitir e sincronizar dados eletronicamente e em tempo real.
- Reduz o tempo do ciclo de vendas: como consequência dos algoritmos de troca de dados em tempo real, os tempos de ciclo são reduzidos substancialmente. Isso ajuda na melhora de produtividade, custos baixos e entrega de mercadoria rápida.
- Possibilidade de atender 100% dos clientes em potencial.
- O Cliente pode fazer compras, consultar posição de pedidos e entregas de forma rápida.
- Facilidade e agilidade em ações de marketing.
- Ampliar a carteira de clientes.
- Facilidade em vender para clientes distantes geograficamente.