O panorama geral da indústria brasileira em fevereiro é positivo, com a maioria dos setores confiantes no futuro.

Fevereiro de 2024 trouxe boas notícias para a indústria brasileira. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), revelou que 25 dos 29 setores analisados estão confiantes no futuro, o melhor resultado desde outubro de 2022.

Disseminação da confiança e setores em destaque

A confiança está bem disseminada na indústria, com 14 setores registrando aumento no índice em fevereiro. Entre os destaques, podemos citar:

  • Veículos automotores: alta de 7,2 pontos, impulsionada pela demanda aquecida e expectativas positivas para o mercado interno.
  • Químicos: aumento de 3,4 pontos, beneficiado pela recuperação da demanda industrial e investimentos em novos produtos.
  • Têxtil: crescimento de 3,2 pontos, reflexo da melhora no consumo interno e das exportações.

Setores em queda e mudança de patamar

Embora a maioria dos setores esteja confiante, 14 apresentaram queda no índice em fevereiro. O setor de móveis foi o único que ficou abaixo da linha de 50 pontos, indicando falta de confiança.

No entanto, três setores saíram da zona de pessimismo para o otimismo: produtos de borracha, equipamentos de informática e couro.

Confiança por porte das empresas

As médias empresas foram as mais confiantes em fevereiro, com um aumento de 0,1 ponto no índice. Já grandes e pequenas empresas registraram quedas de 0,5 ponto e 0,7 ponto, respectivamente.

Confiança por região

O Nordeste foi a única região que apresentou queda na confiança (-2,9 pontos), mas ainda assim manteve o índice mais alto do país (55,8 pontos). As regiões Centro-Oeste (+1,2 ponto) e Sul (+0,4 ponto) registraram os maiores avanços, enquanto Sudeste e Norte permaneceram estáveis.

O panorama geral da indústria brasileira em fevereiro é positivo, com a maioria dos setores confiantes no futuro. No entanto, é importante observar as nuances regionais e por porte das empresas, além dos setores que ainda apresentam alguma retração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *