O cenário do comércio eletrônico no Brasil revela um panorama animador, conforme uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Em 2023, as compras online atingiram a expressiva marca de R$185,7 bilhões, com um notável crescimento de mais de 10% em relação ao ano anterior. Vamos explorar os detalhes dessa ascensão e as promissoras projeções para 2024.

Dezembro de 2023: Impulsionando o Varejo:

As datas comemorativas de dezembro de 2023 foram cruciais; consequentemente, impulsionaram o saldo de vendas no varejo brasileiro, registrando um aumento de 1,1% de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Pequenas e médias empresas (PMEs) também marcaram presença, garantindo um faturamento significativo de R$309 milhões nas vendas de Natal.

Destaques nas Preferências de Compra:

Os eletrodomésticos conquistaram a liderança como os itens mais procurados. Em seguida, pelos setores de eletrônicos, telefonia, casa e decoração, além de moda e acessórios. Intrigantemente, as mulheres emergiram como líderes nas compras online, representando mais de 60% dos clientes.

Região Sudeste no Centro das Transações:

Mais da metade das transações online (55%) ocorreram na região Sudeste do país, evidenciando o contínuo domínio dessa área no comércio eletrônico. Esse dado reforça a crescente importância do comércio eletrônico, consolidando-se como uma fatia significativa do mercado varejista nacional.

Perspectivas do Presidente da ABComm:

Mauricio Salvador, presidente da ABComm, enfatiza que o crescimento expressivo das vendas em 2023 cria expectativas otimistas para o ano de 2024. Ele destaca que o e-commerce, fortalecido durante a pandemia, continua a se consolidar, impulsionando diversos setores. “Quem compra online e tem uma boa experiência, sempre volta. Isso gera impacto positivo para diversos segmentos”, analisou o executivo, sublinhando a confiança crescente dos consumidores no ambiente online.

Em resumo, o comércio eletrônico no Brasil está em ascensão; além disso, as projeções indicam que essa tendência promissora está longe de desacelerar. O ambiente online tornou-se uma escolha confiável para os consumidores, impulsionando o sucesso contínuo do mercado virtual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *