Local E-Commerce é uma estratégia importantíssima para pequenos negócios regionais e locais. Fortaleça seu comércio local!

Você conhece alguém que tem loja e que vende presencialmente e digital? Com certeza sim! Neste mundo pós pandemia, cada vez mais empresas começaram a vender no digital, e muitas, em sua maioria não por ter uma estratégia clara para atuar neste mundo, mas sim por uma necessidade de sobrevivência empresarial.

Nesse mundo digital das vendas, todos estão familiarizados com termos como: E-commerce, B2B, B2C, Direct, Marketplace, Compra Online, “Venda via Zap” e por aí vai!

Porém, um termo pouco difundido e que precisa ser mais explorado, tanto em sua divulgação, quanto em sua aplicação é o Local E-Commerce (L-eCommerce). O Local E-Commerce é uma estratégia importantíssima para pequenos negócios regionais e locais para explorar seus mercados e estarem cada vez mais perto e disponíveis para seus clientes comprarem, afinal, esses novos clientes estão conectados 24 horas, e esperam que você também esteja, de alguma forma (se vira)!

O Local E-Commerce de maneira direta e simples é: o fortalecimento do mercado local (pequenas lojas / empresas) com atuação mais limitada (regionalizada) usando a tecnologia para explorarem o meio de digital e atender seus clientes como se fosse as “empresas grandes”, que investem milhões em tecnologia e vendem para todo o Brasil e não é uma tarefa fácil, como muitos pensam, infelizmente. A atuação nacional requer muito investimento e entendimento do negócio (custos, logísticas, tecnologia de ponta, concorrência nacional).

Esta atuação do Local E-Commerce é muito comum com uso da ferramenta utilizada por milhões de brasileiros: o WhatsApp. São mais de 197 milhões de usuários, de acordo com a Meta. Infelizmente, há limitações práticas e técnicas do WhatsApp que algumas empresas enfrentam, principalmente quando o cliente quer comprar fora de hora ou mesmo saber se determinado produto está ou não no estoque.

Muitos negócios locais tentaram e ainda tentam utilizar soluções de E-commerce tradicional ou mesmo aventurar neste mundo onde a “carnificina das margens de lucro” não perdoa os gigantes do mercado ou requer um conhecimento de tecnologia muito pesado e caro (bem caro!). Uma recomendação: pensem e pesquisem bem sobre isso. Às vezes, é melhor focar sua energia em vender e atender com excelência os clientes mais próximos de você, onde o custo de logística é menor, a margem é competitiva e você ainda pode focar em aumentar seu mix de produto entre os clientes.

Local E-Commerce é para quem ver mais e melhor, usando como diferencial a tecnologia e aproximação com seus clientes locais. Fortaleça seu COMÉRCIO LOCAL!

Gostou do artigo? Encaminhe para um amigo(a) que tenha loja.

2 comments on “Local E-Commerce – O Que é Isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *