04 Passos para Criar um Plano de Remuneração Para a Equipe de Vendas

plano de remuneração, pedidos, software de vendas
Tempo de leitura: 3 minutos

Falar em remuneração da equipe de vendas pode ser  desafiador, já que envolve muito mais do que elementos financeiros, como também as pessoas que representam a sua empresa no dia a dia de visitas, prospecção e vendas.

Talvez essa seja uma das questões mais delicadas dentro da gestão de uma empresa: como remunerar os prepostos ou a equipe de vendas. Afinal, uma equipe desmotivada pode destruir toda a estratégia e planejamento traçados pelo gestor. Por outro lado, um plano de remuneração mal arquitetado pode desencadear falhas estruturais bem sérias.

Para que essas falhas não ocorram, existem alguns pontos básicos que você pode pensar quando for pensar em remunerar a sua equipe de vendas. Mas, antes, vamos partir da ideia de que a sua equipe é remunerada com salário fixo e comissão e que o seu objetivo é criar um plano de remuneração realista e que te faça ter lucros. Razoável, certo? Então, dentro desse cenário ter um bom plano de remuneração te traz uma série de benefícios, tais como:

  • Motivar os vendedores – estimular os vendedores a atingir e ultrapassar suas metas;
  • Monitorar as atividades dos vendedores – um bom plano pode funcionar como um supervisor invisível de uma força de vendas;
  • Garantir o tratamento adequado aos Clientes;
  • Atrair e conservar vendedores competentes;
  • Economizar mantendo a competitividade.

Se for o caso de decidir qual os valores da comissão que irá trabalhar, considere que você terá que escolher a base para pagamento das comissões, a taxa de comissão e  outros pontos mais subjetivos com a dificuldade na venda de um produto e as categorias de clientes.  Para calcular a comissão da equipe você pode utilizar planilhas online, existem alguns modelos disponíveis para download na internet. Entretanto, recomendamos que você utilize uma solução de automatização de vendas e de comissionamento. Depois que você estabelece a política de remuneração e o ideal de comissão para o seu negócio o sistema faz o cálculo e acompanhamento para você de acordo com suas vendas, o que faz economizar não só tempo como dinheiro ao poupar recursos.

Mas como pagar uma comissão justa sem que isso afete o caixa da sua empresa e continue mantendo a motivação da Equipe de Vendas? Veja esses 04 passos básicos para concretizar o seu plano de remuneração:

1) Conheça o seu mercado – Procure saber qual é a remuneração média no seu ramo de atividade.

2) Conheça o seu fluxo de caixa – Saiba qual é a capacidade e pagamento da sua empresa. A empresa deve se manter dentro da realidade financeira dela.

3) Estabeleça seu objetivo específico –  Por exemplo, aumentar o volume de vendas em 10%, conquistar 15 clientes novos, estimular a prospecção, desenvolver um novo território. Identifique o seu objetivo específico dentro do seu plano geral de metas.

4) Escolha seu método de remuneração – Alguns dos componentes são incentivos para a  equipe de vendas, outros oferecem estabilidade e segurança nos ganhos, outros auxiliam a empresa a controlar os custos de vendas. Escolha a forma ideal de remuneração para o seu modelo de negócio.

Outros aspecto que pode ser considerado no seu plano de remuneração é a produtividade, recomendamos que você estude formas de remuneração que vão além do comissionamento nas vendas. No artigo 09 maneiras de aumentar a produtividade da Equipe de Vendas (que você pode ler AQUI) falamos sobre como você pode trabalhar com sua equipe de vendas pensando em outras formas de remuneração para além do dinheiro.

E você? Tem alguma opinião para dar sobre o tema? Compartilhe com a gente!

ConsultorSV

www.suasvendas.com

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: