Muitas empresas já estão sentindo o grande impacto que o Coronavírus tem causado na economia. Com as recomendações para evitar aglomerações e permanecer em casa, um dos principais reflexos é a queda das vendas, já que muitos negócios tiveram que fechar as portas. Diante da mudança de comportamento e consumo, pequenas e médias empresas precisam rever seus planejamentos para se adaptarem o quanto antes. Ter a situação sob controle e um plano firme para não chegar ao ponto da falência é primordial nesse momento, por isso vamos te dar umas dicas para montar um bom planejamento financeiro na prática. Confira:

1. Verifique seu fluxo de caixa 

Não ter uma relação de gastos separada entre as despesas que são fixas e as variáveis é um erro cometido por milhares de gestores. Na primeira categoria entram os gastos como aluguel, folha de pagamento de funcionários, energia e outros. Já na segunda estão os gastos com insumos, que podem variar de acordo com o fluxo de vendas. No cenário de incerteza que estamos vivendo, onde as vendas de vários segmentos estão caindo, os gastos com as variáveis caem proporcionalmente. Os gastos fixos são os que mais vão pesar no bolso do empresário. Recomendamos em dividir as despesas para saber qual será o valor necessário para manter o negócio de pé.  No SuasVendas é bem simples fazer esse processo:. Veja como cadastrar um novo grupo de contas no financeiro:
  1. Acesse o menu Financeiro > Grupos de Contas;
  2. Clique no botão Novo Grupo;
  3. Informe o Nome do grupo;
  4. Selecione o Tipo que ele pertence (Despesa ou Receita);
  5. Por fim clique no botão Salvar.
OBS:  Quando você cria um novo grupo e não seleciona o Grupo Principal, quer dizer que esse grupo será um grupo Pai, ou seja, um Grupo Principal, que poderá ser definido como principal de um novo grupo, ou de grupos já cadastrados (Sub-Grupo/Grupo Filho). Veja como criar um Sub-Grupo e vincular a um Grupo Principal:
  1. Acesse o menu Financeiro > Grupos de Contas;
  2. Clique no botão Novo Grupo;
  3. Informe o Nome do grupo;
  4. Selecione o Tipo que ele pertence (Despesa ou Receita);
  5. Selecione o Grupo Principal (Grupo de Conta já cadastrado no sistema);
  6. Por fim clique no botão Salvar.

2. Reavalie seus gastos

É hora de reavaliar alguns gastos e renegociar alguns, como o aluguel. Se a situação apertar, converse com o proprietário do imóvel e peça uma redução do valor ou encontrem uma forma de pagamento que seja vantajosa para ambos. É muito mais vantajoso o proprietário encontrar uma forma de você ficar no imóvel do que ficar sem inquilino. Se você já adotou o home office em seu negócio nos últimos dias está no caminho certo. Além de colaborar com as medidas de prevenção, esse modelo de trabalho ajuda a diminuir gastos como o de energia. Caso você tenha funcionários que estão ociosos, veja se há possibilidade de oferecer férias. Aproveite que irá reavaliar os gastos e tente encontrar fornecedores com preços mais baixos, mas claro, que ofereçam a qualidade que você precisa.  → O Governo Federal anunciou que o pagamento do recolhimento do imposto do Simples Nacional foi adiado por três meses. A medida deve beneficiar 4,9 milhões de empresas. Isso vai proporcionar uma redução de custos para você arcar com outras despesas, caso seja optante do Simples. Veja as novas datas para pagamento

3. Fique atento(a) com as dívidas

Mesmo depois de analisar o fluxo de caixa e reduzir alguns gastos você não irá conseguir pagar todas as contas? O recomendado é tentar negociar com fornecedores e credores com antecedência. Essa atitude vai proporcionar mais segurança para os dois lados na hora da negociação e você não se tornará um inadimplente.  No SuasVendas você consegue visualizar todas as despesas por meio de um gráfico.
    1. Acesse o menu Finaceiro;
    2. Visualize o gráfico;
    3. Filtre pelo mês desejado, se necessário por Liquidado (Recebido/Pago) ou Não liquidado (Não Recebido/Á Pagar).

4. Faça empréstimos somente se for o último recurso

O acesso a linhas de crédito para fins como capital de giro aumentou bastante, mas antes de contratar um empréstimo avalie bem se é realmente necessário e você terá condições de pagar as parcelas.  Por menor que sejam os juros o custo será alto e esse valor entrará no fluxo de caixa mais tarde. Opções como cheque especial também precisam ser bem avaliadas, mas caso você precise de um valor que não tem hoje, mas que terá amanhã, ele pode ser mais vantajoso e barato que o empréstimo. Se você optar por fazer um empréstimo, busque os que possuem taxas menores, carência maior e com a menor garantia possível. → Guia prático para empresas sobreviverem à crise econômica. 

5. Enxergue e explore oportunidades

A situação não é tão favorável para alguns segmentos, mas é preciso enxergar as oportunidades. O e-commerce e delivery estão com uma enorme demanda nesse período, por exemplo. Cabe a cada empreendedor entender seu negócio, evoluir para o modelo de consumo atual, e analisar quais oportunidades pode tirar da crise.  Se você está com diversos itens parados em estoque é hora de fazer promoções e utilizar a internet para expandir seu negócio. Isso permite que você faça o controle de estoque e ainda garante um pouco de capital de giro em cima do produto que só estava ocupando espaço na sua empresa.  A restrição da circulação levou muitas pessoas a encomendarem qualquer tipo de produto para ser entrega em suas casas. O delivery é uma opção para o seu negócio? Explore. Crie uma lojista ideal e use canais como WhatsApp, sites e redes sociais como canal de venda e suporte. No SuasVendas você pode utilizar o e-commerce B2B para vender sem fronteira e o ‘seu site’ para ter uma presença digital. Veja como criar o seu e-commerce:
    1. Acesse o menu Mais Catálogo B2B;
    2. Clique no botão Novo Catálogo;
    3. Preencha os campos necessários (lembrando que os campos identificados com o asterisco vermelho são obrigatórios);
    4. Na seção Indústrias do Catálogo selecione a Indústria e a Tabela de Preço;
    5. Depois, insira a URL;
    6. Por fim, clique no botão Salvar.
Já o ‘seu site’ é bem simples. Ao se cadastrar no SuasVendas, você cria o endereço de acesso ao Seu Site no SV, por exemplo: suaempresa.suasvendas.com
    1. Acesse o menu Mais > Configurações;
    2. Em seguida clique no sub-menu Seu Site no SV;
    3. Preencha as informações desejadas e os campos obrigatórios;
    4. Após informar os dados de acordo com sua preferencia clique em Salvar ou em Ver meu Site, para visualizar como ficou antes de salvar.

6. Prepare-se para a pós quarentena 

Apesar da difícil situação que estamos enfrentando, tanto na saúde quanto na economia, essa pandemia vai passar. As empresas que sobreviverem à crise e se planejaram para voltar a ativa com mais eficácia terão muito mais facilidade de se recuperarem rapidamente. Por isso, depois de traçar um plano para lidar com os desafios atuais, projete seu próximo passo para sair na frente da concorrência. Investir na tecnologia pode ser uma excelente opção, agora e depois da pandemia. Ao automatizar os processos financeiros e de vendas da sua empresa com um software que proporciona praticidade, você ganha muito mais eficiência e tem mais controle sobre todo o negócio. Além disso, as empresas que usam um sistema tecnológico são mais ágeis e preparadas para sobreviverem a diversos problemas que podem surgir. → Conheça o SuasVendas e faça um teste grátis. E aí, o que você tem feito para manter sua empresa de pé e continuar vendendo sem fronteiras? Conta pra gente! Qualquer dúvida, basta deixar um comentários abaixo. ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *