Como melhorar o atendimento ao cliente

Tempo de leitura: 2 minutos

O bom atendimento ao cliente é uma ciência misturada com arte. Algumas coisas podem ser treinadas e outras simplesmente dependem da vivência. No artigo de hoje, você vai aprender 4 dicas muito efetivas que têm resultados positivos nas vendas. Confira!

Coloque as vendas em segundo plano

Principalmente em negócios B2B, a venda é complexa e pode levar meses para ser concluída. Portanto, ao atender um cliente pela primeira vez, esqueça qualquer tipo de pressão quanto às metas e pense totalmente no cliente e em seu problema.

Ao esquecer as vendas, todos os pré-conceitos sobre aquele tipo de cliente são eliminados e você o tratará apenas como um ser humano, que caso goste da solução que você está oferecendo, iniciará um relacionamento com sua empresa. Pensar na venda como um relacionamento de longo prazo é o que distingue os bons vendedores dos vendedores.

Tenha atenção com os detalhes

Quando o cliente descreve um problema, ele transmite vários detalhes. Um representante comercial, por exemplo, pode estar com problemas nas vendas por causa de falta de organização e planejamento, e você precisa notar esses detalhes para oferecer uma solução adequada.

Portanto, preste atenção em tudo que lhe é falado. Cada cliente é único e você precisa ter uma boa solução para fechar um negócio de sucesso. Outra dica é estar atento às particularidades da conversa, pois são elas que aumentam a chance de você identificar histórias que tenha em comum com o cliente e que podem gerar mais proximidade.

Se prepare

O preparo dos vendedores é indispensável! Antes de oferecer qualquer produto ou serviço, é necessário entender como ele funciona e como está o mercado em que está inserido.

Quanto mais complexo o produto, mais preparada a equipe de vendas deve estar. Quando o que os vendedores estão oferecendo é de difícil compreensão, o cliente é exigente e faz muitas perguntas. Por isso, é preciso estar pronto para responder tudo com segurança.

Follow up

O atendimento não termina com o fechamento do negócio. Entrar em contato com o cliente após a compra é fundamental para saber se ele está satisfeito com seu produto ou serviço e como foi sua experiência de compra.

Além de construir um bom relacionamento com o consumidor, o follow up te ajuda a montar futuras estratégias, para ver o que precisa ser melhorado e como estão os resultados.

Essas são dicas básicas para que você melhore seu atendimento. Se capacitar e colocar em prática tudo que aprendeu é o caminho para ser um profissional de sucesso.

Leia também “A importância de fazer um atendimento de qualidade”.

Tem alguma dúvida? Pergunta pra gente nos comentários e compartilhe o artigo com os amigos. Boas vendas!

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. SEBASTIAO QUEIROZ disse:

    Um artigo 5 estrelas.

    Todo representante deveria ler.

    Parabéns equipe do SuasVendas pelo blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: