Potencialize suas vendas! Neste post, explore a estratégia de classificar seus vendedores conforme seus perfis individuais. Descubra como essa abordagem pode impulsionar o desempenho da equipe de venda, alinhando habilidades e maximizando resultados.

Mas, como isso pode ser feito?

Existem diversos tipos de vendedores, com diferentes características e segmentá-los da forma correta pode te ajudar a melhorar os resultados. Ao conhecer os vários tipos de vendedores, você poderá identificar qual é o perfil de cada um para aprimorar suas qualidades e ficar de olho em eventuais fraquezas.

Perfil DISC

Uma boa maneira de fazer essa segmentação é através do DISC, uma metodologia que busca definir o perfil comportamental de clientes e vendedores.

Em suas pesquisas, o psicólogo norte americano Willian Moulton Marston, desenvolvedor do método, constatou que as pessoas se comportam de acordo com as influências do ambiente em que elas estão inseridas.

Ele classificou o comportamento humano em quatro tipos:

  • Dominância: são mais diretos, impacientes e ansiosos. Eles tendem a pular etapas, não aceitam ser interrompidos e gostam de manter o controle sobre a negociação.
  • Influência: são mais comunicativos e sociáveis, destacam-se pelo carisma e dedicam-se ao desenvolvimento de um relacionamento mais próximo com os clientes. Além disso, estão mais propensos a perder o foco na venda, pois gostam muito de conversar e socializar.
  • Estabilidade: valorizam o planejamento, não gostam muito de arriscar e são extremamente cautelosos durante as etapas do processo comercial, especialmente no fechamento. De forma resumida, eles gostam de estar 100% seguros em suas afirmações.
  • Conformidade: são bastante detalhistas, principalmente ao apresentar a proposta comercial. Prezam pela organização, seguem à risca as etapas do processo de vendas, são muito exigentes e disciplinados e não costumam se dar bem em situações de improviso.

Com a utilização do DISC, os vendedores conseguem entender melhor seu próprio comportamento e também o de seus clientes, podendo adaptar a forma de interação e obter mais vendas.

Portanto, se você é vendedor, comece a observar o comportamento dos seus clientes para melhorar a sua capacidade de se comunicar e de influenciá-los a tomar uma decisão favorável à venda.

E se você é gestor, preste atenção nos seus clientes e na sua equipe de vendas, para conseguir identificar qual é a melhor combinação e garantir resultados incríveis com uma técnica simples.

Neste vídeo falamos um pouco mais sobre esse assunto. Vem ver!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *