Representante Comercial: Cuidados para declarar o imposto de renda

Tempo de leitura: 1 minuto

O prazo para a Declaração do Imposto de Renda começou no dia 01 de março e vai até o dia 30 de abril. Neste período você precisa preencher o seu documento com as suas rendas e gastos tributáveis e enviá-los à Receita Federal.

No último post, nós especificamos todas as regras e novidades na declaração de 2021, para acessá-lo basta clicar aqui.

Entretanto, representantes comerciais precisam ter alguns cuidados especiais na hora de separar a documentação para não sofrer sanções ou multas tributárias. Confira quais são eles:

Rendimentos isentos e não tributados

A profissão de representante comercial muitas vezes exige que o profissional se desloque para realizar as vendas e, por consequência, receba auxílios não declarados, como ajudas de custo de diárias, combustíveis, passagens e veículos. Todos esses valores devem ser apresentados no momento da declaração.

Não se esqueça também de declarar todos os rendimentos e fontes pagadoras.

Carnê-Leão

Os profissionais autônomos podem encontrar um pouco mais de dificuldade para comprovar a renda. Devem ser declaradas somente as receitas líquidas, deduzindo todos os valores necessários para a realização do trabalho, como aluguel, alimentação, valores gastos com combustível, etc. Para realizar a comprovação destes valores é necessária a apresentação do seu extrato do Carnê-Leão, além dele, mantenha em dia também o seu livro caixa.

Não se esqueça de informar também, todas as suas receitas nas fichas de Rendimentos Recebidos de Pessoa Jurídica e Rendimentos Recebidos de PF/Exterior.

Não tem segredo na hora de realizar a sua declaração! Atente-se a todos os documentos e não se esqueça do prazo!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: