Fidelização de clientes: por onde começar e qual a melhor estratégia?

Tempo de leitura: 3 minutos

Prospectar novos clientes faz parte da expansão das empresas, mas atrair e manter um relacionamento com os que já conhecem e compram seus produtos ou serviços é essencial para garantir o sucesso do negócio.

Em média, 25% dos clientes que você atrai te deixarão em algum momento. Fidelizar clientes sai mais barato do que ir em busca de novos.

Isso não quer dizer que você deve parar de investir na busca por novos clientes, pois é exatamente essa prospecção que irá te ajudar a crescer. Mas se você está com queda nas vendas, com pouco dinheiro para investimento, criar uma estratégia de fidelização pode ser uma ótima maneira de deixar seus clientes atuais satisfeitos. Esses clientes fidelizados se tornarão verdadeiros fãs da sua empresa, podendo indicá-la para várias outras pessoas que conhecem.

Benefícios da fidelização da carteira de clientes atual

→ Compras recorrentes 

O cliente que está satisfeito compra outra vez pelo simples motivo de ter comprovado a qualidade do produto ou serviço e ter adquirido confiança no atendimento.

Como um cliente recorrente tem um custo de aquisição mais baixo em comparação com pessoas que nunca compraram, você lucra mais e sem grandes esforços. O poder da fidelização fica bastante evidente com esse benefício.

→ O valor gasto por compra tende a ser maior

Além do cliente manter uma frequência de consumo, o valor médio gasto por ele costuma ser mais alto nas próximas compras. É uma excelente forma de elevar o ticket médio sem precisar expandir a base de clientes. 

→ Indicações 

As indicações espontâneas podem ser um sucesso para o seu negócio. O cliente fiel não recomenda sua empresa pensando em receber algo em troca, ele simplesmente gosta da sua marca e compartilha com as pessoas, se tornando um promotor da sua marca. 

Para começar a sua estratégia de fidelização, comece com algumas práticas básicas, como:

  1. Faça um atendimento excelente

O mau atendimento gera inúmeros consumidores insatisfeitos. Além de poder levar uma negociação para o ralo, pode fazer com que outras pessoas deixem de conhecer sua empresa, já que uma má experiência de um cliente pode afetar outras pessoas que pensam em comprar de você, pois a famosa indicação boca a boca é muito comum. Portanto, faça o melhor atendimento possível, ele é o reflexo do seu negócio. 

Segundo o pesquisador de administração e marketing, Leonard Berry, da Texas A&M University, há cinco fatores básicos que o cliente usa para identificar um atendimento:

  • Confiabilidade – Cumprimir o que foi prometido ao consumidor.
  • Empatia – Nível de atenção e cuidado que você tem com seu cliente.
  • Segurança – Quando o cliente sente sua sinceridade, competência e confiança.  
  • Aparência – Além da aparência das instalações, falamos também da sua própria aparência e do seu time de vendas.
  • Resposta – Prestatividade que você demonstra em resolver problemas dos consumidores em prazos rápidos.

Esteja totalmente capacitado para fazer o bom atendimento e oferecer o que você tem de melhor. Os concorrentes estão crescendo e os clientes estão cada vez mais exigentes e em busca de qualidade. Não perca a oportunidade de fechar uma boa venda por falta de preparo.

  1. Preste atenção nos feedbacks

Uma das formas de deixar o cliente satisfeitos é o ouvindo e aceitando todas as críticas ou sugestões feitas por ele.

Muitas vezes você e sua equipe não conseguem notar alguns problemas. Assim, agir de acordo com o feedback recebido é uma grande forma de crescer e manter os clientes felizes. 

  1. Não se esqueça do pós-venda

O pós-venda é essencial para ganhar credibilidade e confiança dos consumidores. É uma etapa importante para valorizar toda a experiência do cliente e garantir melhorias futuras.

Você pode até mesmo integralizar a estratégia do pós-venda com um programa de fidelização, por exemplo, e oferecer produtos com descontos na próxima compra.

  1. Tratamento VIP

Sabe aquela porcentagem de clientes fiéis que adoram sua empresa e estão sempre comprando? Eles merecem um tratamento diferenciado. Invista em ações de relacionamento, como: cupons de descontos, vantagens de um clube de fidelização e newsletters exclusivas. Para esses clientes vale até mesmo antecipar lançamentos e ofertas, já que são o maior capital da sua empresa. 

  1. Monitore todas as ações

É importante monitorar todas as ações voltadas para a fidelização de clientes, seja uma campanha de e-mail marketing ou uma oferta especial. Para fazer isso de forma prática, utilize um CRM e uma equipe focada em resultados.

O monitoramento constante permite que você reúna informações relevantes sobre o público-alvo, como suas necessidades e preferências. Quanto mais você ficar por dentro de tudo, mais terá capacidade de criar boas estratégias e fidelizar ainda mais clientes.  

E aí, que tal aproveitar a semana do consumidor para colocar tudo em prática e valorizar ainda mais os clientes atuais? Qualquer dúvida ou sugestão, basta deixar um comentário abaixo. Boas vendas! 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: