Relatórios Gerenciais são base para tomada de decisão

Tempo de leitura: 4 minutos

Tomar decisões estratégicas é fundamental para que as empresas cresçam no mercado. Mas como os gestores podem se assegurar de que estão fazendo as melhores escolhas? Sem ter acesso a informações claras e confiáveis sobre o negócio, é impossível tomar decisões assertivas. Portanto, a utilização de relatórios gerenciais se tornou necessária, já que são um excelente auxílio na análise de diversas variáveis para fazer uma boa gestão empresarial.

Imagine a praticidade de ter uma boa quantidade de informações confiáveis e atualizadas sobre sua empresa. Os relatórios têm como objetivo apresentar a situação geral do seu negócio de uma forma transparente e direta, servindo de auxílio para tomada de decisões importantes, como mudanças de estratégias de vendas.

Quais os relatórios mais importantes para uma empresa?

  1. Relatório financeiro

Esse relatório é responsável por mostrar como está a situação da sua empresa. Com ele você vai saber a hora de diminuir os gastos, se dá ou não para investir, o quanto é possível gastar e muito mais.

Ele é essencial para que o gestor do departamento possa identificar possíveis carências e aproveitar oportunidades. Além de poder registrar todos os problemas de forma clara e objetivas para os outros líderes de outros setores da empresa.

Também é possível fazer a análise do fluxo de caixa, que é umas das principais atividades para manter o bom controle financeiro de uma empresa. Com isso, você pode verificar todas as entradas e saídas de capital de um determinado período, favorecendo uma visão mais apurada da situação real do negócio.

Isso permite que o caixa da empresa passe a ser visto dentro de uma perspectiva do tempo, ou seja, é possível prever como estará o caixa dentro de um período estabelecido.

  1. Relatório de inadimplência

Você sabe qual a taxa de inadimplência da sua empresa? Quais são seus clientes que mais devem? Essas informações você pode descobrir por meio do relatório de inadimplência, que ajuda a reduzir os riscos de prejuízos do seu negócio.

O relatório mostra o padrão de compras e pagamento dos clientes. Assim, é possível proporcionar melhores condições de acordo com o perfil de cada um.

  1. Relatório de margem de lucro e estoque

Controlar a movimentação do seu estoque em tempo real e ainda obter a margem de lucro dos produtos é uma ótima maneira de fazer uma gestão simples e organizada.

Esse relatório é fundamental para gestores que precisam acompanhar a quantidade de mercadoria da empresa, quais produtos estão disponíveis, entrada e saída de itens. Tudo isso é essencial para que a área comercial consiga cumprir as metas, o setor de marketing desenvolva estratégias e o financeiro para manter o controle.

  1. Relatório de clientes

Quando seu cliente comprou de você? Em que época ele costuma comprar? Tudo isso você encontra nos relatórios fornecidos por um CRM. Dessa forma, você consegue não só a conhecer o cliente mas também a acelerar o processo de vendas e fechar um negócio antes do previsto.

Com o histórico de vendas você ganha mais previsibilidade. Isso quer dizer que fica mais fácil entender o padrão de compra tanto de um cliente específico como do público-alvo.

Quais os benefícios?

Nos tópicos acima você viu diferentes benefícios de cada relatório. Mas existem muitos outros que você pode tirar proveito:

  • Melhora a tomada de decisões

As informações obtidas dos relatórios são necessárias para que o gestor tome as melhores decisões baseando-se em dados previamente colhidos e apresentados, aumentando a chance de acerto.

  • Controle dos processos

Por meio da constante análise de dados fornecidos diariamente, você consegue, por exemplo, delegar as tarefas corretamente e melhorar os pontos de fraqueza. Essa precisão acontece graças às informações corretas dos relatórios, que oferecem uma visão ampla de todos os processos que estão sendo realizados na empresa para que você possa analisar se está de acordo com o esperado ou não.

  • Transparência das atividades

Uma dos melhores benefícios dos relatórios gerenciais é a possibilidade de diferentes profissionais conseguirem acessá-los.  Assim, esses documentos geram maior transparência no trabalho de todos os setores.

É importante destacar que os relatórios só podem ser obtidos para todos se houver um sistema de compartilhamento de informações da empresa. É claro que esses arquivos não precisam ser acessados por todos os funcionários, mas é interessante que a maior parte dos gestores possam checar os dados.

Solução ideal para ganhar assertividade

O uso de softwares de gestão financeira, além de automatizar diversos processos, fornecem relatórios precisos e dinâmicos. Sem o uso de uma ferramenta adequada fica bastante difícil organizar e elaborar esses documentos de forma com que elas possam otimizar a tomada de decisão.

Relatório de Produtos – Visão Geral

Se você ainda não utiliza um sistema que lhe fornece esse auxílio de gestão, conheça o SuasVendas (CLIQUE AQUI E TESTE GRATUITAMENTE)

Acesse mais de 70 relatórios que vão te ajudar a ter informações, como: clientes inativos, consumidores e produtos mais rentáveis e outros. O SuasVendas também oferece gráficos e planilhas para gestão financeira e comissão da equipe de prepostos.

Tem alguma dúvida? Pergunta pra gente nos comentários abaixo.

Boas vendas!

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: