Como usar as reclamações dos clientes para melhorar minhas vendas?

Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente, quando acontece algo errado como um atendimento mal feito, produto com defeito ou serviço de péssima qualidade, você fica sabendo bem rápido. Os consumidores não estão mais escondendo suas reações e deixam bem claro quando não estão satisfeitos.

Receber reclamações dos clientes nunca é agradável, mas gera um grande aprendizado que você pode utilizar para melhorar as vendas da sua empresa e oferecer uma boa experiência de compra. 

Muitas vezes, comentários negativos demonstram problemas em alguns produtos ou serviços que te ajudam a identificar e fazer correções. Além disso, as reclamações de entrega, por exemplo, podem ajudar a implementar melhorias.

Segundo uma pesquisada da Esteban Kolsky, 13% dos clientes insatisfeitos irão compartilhar sua queixa com 15 ou mais pessoas. Portanto, está na hora de dar a devida atenção ao assunto.

No post de hoje você vai aprender como as reclamações podem te ajudar nas estratégias de vendas para aumentar o lucro. Confira:

  1. Faça avaliações periódicas

Avalie todas as reclamações para rastrear, categorizar e lidar com cada uma. Ficar sabendo dessas informações vai te auxiliar a atender a situação para revertê-la de uma vez por todas.

Nem todo problema é igual, e fazer esse tipo de levantamento individualizado garante que você dê importância a cada um deles de forma adequada. Faça a seguinte análise:

  • Isso já aconteceu antes?
  • A queixa foi registrada?
  • Com que frequência o cliente reclama disso?

Se vários clientes reclamarem de um problema específico, você pode usar o feedback deles para melhorar o produto ou serviço. Além disso, se você está trabalhando em alguma solução para resolver as queixas mas ainda está recebendo reclamações, crie um e-mail de suporte explicando, com detalhes, como tudo será resolvido da melhor maneira.

  1. Desculpe-se

Reconhecer um erro e se desculpar é fundamental para conquistar clientes. Muitas empresas hesitam em admitir quando um erro foi cometido, deixando o assunto de lado. Mas nunca subestime a importância de um pedido de desculpas.

De acordo com uma pesquisa da Nottingham School of Economics, clientes insatisfeitos estão dispostos a perdoar uma empresa que oferece um pedido de desculpas em vez de benefícios. No estudo, 45% dos clientes retiraram sua avaliação negativa, enquanto apenas 23% retiraram a avaliação negativa em troca de compensação.

Os responsáveis pela pesquisa ainda concluíram que quando um cliente escuta a palavra “sinto muito”, desencadeia um instinto imediato de perdoar. Mas atenção! Não basta apenas pedir desculpa, é preciso comprimir a promessa de que vai resolver a queixa.

  1. Invista em pesquisas de satisfação

As pesquisas de opinião podem ser bem úteis para ter uma visão ampla da opinião dos outros clientes. Caso o mesmo problema seja citado várias vezes por pessoas diferentes, você pode incluí-lo nessa pesquisa para verificar se o problema é geral ou de um pequeno grupo.

Após obter esses dados, é possível estudar o que pode ser feito ou entender porque alguns grupos de clientes reagem de forma diferente. É interessante até pensar que você possa estar fugindo um pouco do público-alvo e precisa corrigir as estratégias de vendas.

Leia também “Como montar um processo de vendas para minha empresa?”.

  1. Melhore o atendimento

Mesmo que todas as reclamações sejam relacionadas a outros setores, o atendimento é algo que sempre pode melhorar. É o principal fator para evitar reclamações, visto que o cliente se sente bem tratado e cria uma relação emocional com a sua empresa.

Caso alguns aspectos do produto ou serviço deixem a desejar, o cliente se sentirá mais propício a perdoar a falha por conta do bom atendimento. Investir nessa estratégia é ótimo para transformar avaliações negativas em positivas.

Saber lidar com as reclamações dos clientes é importante e não há nada melhor do que colher informações diretamente da fonte. A maneira como você lida com essas situações é a diferença entre manter um cliente ou perder um. Portanto, da próxima vez que receber algum comentário negativo, escute com atenção, peça desculpas, entre a solução ideal e faça o acompanhamento para verificar se seu público está satisfeito com o modo que está resolvendo a situação.

Isso tudo vai lhe porcionar clientes mais fiéis, melhora no produto ou serviços e elevação do padrão de qualidade. 

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentários abaixo e compartilhe o post com os amigos. Boas vendas!  

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: