Como conquistar mais clientes sem reduzir o preço?

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitos varejistas e atacadistas pensam que baixar o preço pode ser a solução para atrair clientes. Principalmente porque não lidam somente com a concorrência da sua região, mas também com empresas de todo o mundo, devido o crescimento das lojas virtuais.  

Utilizar essa estratégia pode garantir interessados a curto prazo, mas em alguns meses pode ser extremamente prejudicial, pois querer se destacar da concorrência pelo baixo preço pode tornar sua empresa pouco valiosa e, consequentemente, de menor qualidade.

Se basear no preço é limitar seu trabalho e ficar refém de clientes que só buscam baixo custo, e não qualidade.

Acrescentar valor ao mercado, se destacando por serviço ou produto de maior qualidade, ainda é a melhor estratégia de atração de clientes. É interessante citar o caso da Apple, que teve menos mercado que o Windows por muitos anos, mas foi acrescentando qualidade nos produtos e tentando novos mercados, se tornando uma referência mundial atualmente, mesmo tendo produtos mais caros do que o do concorrente.

Confira algumas dicas para aumentar o número de clientes sem precisar entrar na guerra dos preços baixos:

Estude e procure as falhas dos concorrentes

Antes de tentar acrescentar valor ao mercado é preciso verificar com precisão onde os concorrentes estão errando e acertando. Dessa forma, será possível identificar os motivos que levam os clientes a comprarem deles.

Por exemplo: imagine que um concorrente ofereça um grande desconto. Porém, ao analisar as redes sociais da empresa, você nota que há diversas reclamações da falta de qualidade dos produtos. Nesse caso, mostrar ao cliente que sua loja tem qualidade em todos os produtos fará com que ele entenda que seu preço é justo.

Equipe de vendas qualificada

O atendimento prestado na sua empresa é fundamental para chamar a atenção dos clientes. Invista na capacitação da equipe de vendas para tornar seus vendedores especialistas nos produtos ou serviços que vendem.

Seu concorrente pode até oferecer um preço menor, mas se o estabelecimento tiver um atendimento de péssima qualidade, com certeza fará com que o cliente procure outra loja. Use esse fator para aprimorar suas estratégias.

Valorize os clientes atuais e fiéis

Já não é segredo que manter os clientes atuais satisfeitos é mais lucrativo do que fazer ações para atrair novos. Ao garantir a satisfação dos clientes você melhora o relacionamento comercial e fidelidade, garantindo vendas futuras.

Essa estratégia também é excelente para conseguir indicações dos clientes fiéis. De acordo com a Nielsen Media Research, 82% dos consumidores confiam na recomendação das pessoas que conhecem. Esse poder de confiança é capaz de derrotar qualquer oferta de desconto!

6 Dicas para receber indicações de clientes.
Automação de processos

A automatização e processos é uma ótima forma de aumentar a produtividade, otimizar lucros e reduzir custos. Os softwares de gestão contribuem para que você evite erros e foque mais nas estratégias de vendas, oferecendo relatórios personalizados e informações valiosas sobre os clientes. Clique AQUI veja 5 motivos para implantar um software de gestão na sua empresa.

Se você ainda não automatizou sua empresa, está na hora de pensar a respeito!

CONHEÇA O SUASVENDAS: SOFTWARE DE GESTÃO INTELIGENTE

Melhore a qualidade do seu serviço ou produto

Investir na qualidade de produto ou serviço, sem dúvidas, é uma das formas mais eficazes de superar seus concorrentes e deixar de lado a questão do preço. Para fazer isso, estude muito e aprenda com os melhores. Também é necessário aprender novos conceitos e ser mais exigente no seu trabalho.

Muitos negócios ainda apostam mais na quantidade do que na qualidade. Porém, em longo prazo, um acaba sendo claramente superior ao outro. Devido ao crescimento da internet, a quantidade de serviços e produtos é enorme. Basta uma simples pesquisa para o consumidor achar o que precisa. Mas como se destacar em meio a concorrência?

A resposta é simples: qualidade. Só ela consegue distinguir os melhores dos piores e os vencedores dos perdedores. Forneça aos seus clientes o que as outras empresas não conseguem!

O baixo preço gera mais desvantagens do que vantagens

Viu como baixar os preços só trará desvantagens a longo prazo para o seu negócio? Acrescentar um valor de mercado é muito mais rentável, mas exige estudo e comprometimento para pensar fora da caixinha. Nem sempre criar e vender um produto ou serviço de qualidade é fácil, mas grande parte do sucesso depende disso. Portanto, especialize-se em um nicho e seja o melhor.

Tem alguma dúvida? Pergunta pra gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar o artigo com os amigos. Boas vendas!

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. ótimo trazer a discussão de preços no momento em que os negócios cada vez mais formam um tripé ; indústria x representante x clientes
    o negócio tem que ser bom para todos

  2. Realmente, baixar os preços não é a melhor opção. Sou um exemplo disso! Não vendo preço baixo, mas QUALIDADE. O melhor custo x benefício faz toda diferença. Um grande abraço a todos!

  3. Gostei muito do texto, vem de encontro ao meu nicho de vendas.
    Trabalho com produtos alimentícios saudáveis de alta qualidade e escuto em algumas visitas “reclamação de preços”, porém, sempre sublinho da qualidade dos produtos que têm selos de certificações em orgãos competentes e meu atendimento há 23 anos somente no ramo de saudáveis, tem aberto portas, janelas e otimizado ótimos clientes de médio pra grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: