Para uma empresa ter sucesso é fundamental, principalmente na área das vendas, que o trabalho em equipe funcione. Quando várias pessoas passam a agir juntas, as chances de obter resultados positivos são bem maiores, pois cada uma traz uma bagagem diferente que se completa, contribuindo para solucionar os problemas de forma mais eficaz.

Competitividade
Uma das áreas mais competitivas é a das vendas, principalmente nas empresas que utilizam comissão. Assim, cada vendedor quer ser o melhor e ganhar mais dinheiro, não dando importância para o restante da equipe. A competição, quando usada positivamente, pode ser saudável As empresas podem incentivar o trabalho em conjunto, por exemplo: em vez de estabelecer premiações individuais, podem formar equipes dentro do departamento de vendas, de modo com que os resultados sejam avaliados de acordo com o desempenho de todos os integrantes. Isso fará com que os vendedores trabalhem uns com os outros. É preciso deixar claro que, independente do trabalho individual, todos serão responsáveis pelo sucesso ou fracasso da empresa. Uma outra dica que pode ser bem útil é estabelecer regularmente reuniões em que a equipe compartilhe problemas e dificuldades que passam durante o trabalho. É muito importante receber e dar feedbacks para reforçar os objetivos da equipe.
Como definir a melhor estratégia?
É uma pergunta difícil, pois depende bastante do segmento da empresa. Mas o recomendado é que cada membro da equipe tenha uma meta individual, baseado em sua experiência de mercado, carteira de clientes e tempo em que está na empresa. Porém, a comissão extra precisa ser objetivada pelo resultado final da empresa. Pois assim, mesmo se o vendedor tiver batido a meta, ele continuará trabalhando, já que se a empresa atingir sua meta, ele irá receber mais. É uma forma de estimular toda a equipe a trabalhar em conjunto, mesmo com metas individuais. O sucesso de uma empresa demanda esforço e dedicação, mas quando o trabalho é realizado em equipe, as chances de atingir resultados positivos são bem maiores e em um tempo menor. Leia também “A importância dos dados para a equipe de vendas”. Por isso, valorize o trabalho em grupo dentro da força de vendas, estimulando a cooperação e o compartilhamento de experiências. Um bom time pode impulsionar as vendas do seu negócio! ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *