4 Dicas surpreendentes para fazer uma boa gestão de compras

Tempo de leitura: 4 minutos

Fazer compras é uma obrigação que nenhuma empresa consegue fugir, não é mesmo? Por isso, o melhor a se fazer é planejar e fazer uma gestão de compras eficiente para garantir os suprimentos necessários para seu negócio funcionar sem nenhum risco de prejuízo.

O setor de compras deve ser estratégico, principalmente quando o assunto é a redução de cursos e melhorar o desempenho da empresa. Essa questão não deve ser pensada somente por companhias que compram grandes quantidades de produtos, esse tipo de controle é essencial para negócios de qualquer porte, especialmente os pequenos, que não podem cometer tantos erros.

Imagine oferecer um produto a um cliente e depois informá-lo que não tem em estoque? É uma situação muito complicada, principalmente no comércio varejista. Além de perder uma venda, aquele cliente pode nunca mais voltar a comprar em sua empresa.

Confira 4 dias para fazer uma boa gestão de compras:

  1. Comece fazendo um planejamento

Não existe uma boa gestão sem um bom planejamento. Mas não pense que basta colocar ideias em um papel. Essa atividade exige mão na massa.

Primeiramente, estruture um departamento de compras. Não é necessário ter uma equipe somente para desenvolver esse trabalho, o que quero dizer é que as informações referentes às compras precisam estar em um único lugar para que possam ser consultadas e analisadas com rapidez.

Depois, conheça a demanda do seu negócio. Saiba o que comprar e quando fazer isso. Verifique se os preços aumentam ou não por conta de alguma sazonalidade, quais os melhores períodos de vendas e o que tem no seu estoque. Trabalhe sempre com previsões, isso fará uma enorme diferença nos negócios.

  1. Tenha fornecedores parceiros

Empreendedores e vendedores precisam lidar com fornecedores o tempo todo, por isso, ter uma relação estratégica é fundamental. Mas como fazer isso?

Bom, nessa parte você precisa fazer seu planejamento de compras e escolher um bom fornecedor que ofereça um preço justo, prazo e que seja de confiança. Antes de escolher, faça uma pesquisa com pelo menos 4 fornecedores. Isso pode lhe poupar bastante dinheiro.

Uma das partes mais importantes é avaliar o quanto o fornecedor está disposto a negociar, em valores e também na forma de pagamento. Após isso, é hora de discutir prazos de entrega, que devem ser cumpridos a risca.

O fornecedor precisa entender que também haverão situações de emergência. Portanto, a parceria é importante nesse ponto, pois ele precisa garantir que conseguirá atender esse tipo de demanda também.

A questão da confiança não pode ser deixada de lado. É necessário confiar em alguém com quem vai estabelecer uma relação comercial, para ter a segurança que tudo que foi combinado seja cumprido.

Dica importante: saiba exatamente a quantidade que você precisa comprar e não caia na tentação de promoções e outras oportunidades que o fornecedor pode oferecer. Só compre aquilo que atenda a sua demanda.

  1. Atenção no estoque e nas vendas

O estoque e as vendas fazem parte do ciclo de compras, portanto você sempre precisa prestar atenção em ambos para fazer um balanço entre os dois. Para fazer isso da melhor maneira, identifique no planejamento o nível mínimo de estoque, pois sempre que esse número for atingido significa que é preciso fazer novas compras.

Esse controle baseado na entrada e saída de mercadorias do estoque e na análise do fluxo de vendas garante a reposição necessária dos produtos. Além disso, ao saber quando e quanto comprar você pode conseguir negociar melhores preços e prazos.  

Tão importante quanto manter o estoque com mercadorias é não deixá-lo com excesso pois produtos parados é dinheiro parado. Mantenha o equilíbrio!

Leia também “Como posso fazer um controle de estoque eficaz?”.

  1. Utilize o SuasVendas para fazer o controle de compras

Ao longo do post você viu a necessidade de estabelecer vários processos para dominar a gestão de compras. E a melhor forma é utilizando a tecnologia a seu favor através de um software de gestão online como o SuasVendas, que integra as informações das vendas e do seu estoque com agilidade, evitando erros.

Software de gestão SuasVendas ajuda no controle de estoque

Organizar informações e fazer planejamentos pode ser difícil no início, mas depois que tudo estiver pronto você vai conseguir administrar sua empresa com muito mais eficácia.

Ainda não é cliente SuasVendas? Não perca tempo, transforme agora mesmo seu negócio. Clique aqui e faça um teste grátis.

Se ainda tiver alguma dúvida, pergunta pra gente nos comentários 😉

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: