Como vender mais pelo WhatsApp?

Tempo de leitura: 3 minutos

As empresas buscam facilitar cada vez mais as vendas para os clientes, utilizando novos meios de comércio, como o WhatsApp.

Por meio deste app, você pode seguir a jornada de compra do cliente normalmente. Vai atraí-lo para conhecer seu negócio e iniciar o fluxo pelo pipeline de vendas, para assim, conduzi-lo à conversão.

Pode parar difícil no início, mas basta se adaptar a essa nova ferramenta. As etapas do processo de vendas não mudam só porque você mudou o canal!

Confira abaixo algumas dicas para utilizar o WhatsApp para impulsionar as vendas do seu negócio:

  1. Prospecção

Você pode utilizar as mesmas estratégias de prospecção que já usa atualmente, a única diferença é que ao invés de captar o telefone comercial do leads, é necessário se certificar que obteve o número de WhatsApp.

Além disso, você pode utilizar a própria ferramenta para melhorar sua prospecção, como entrar em grupos que tenham a ver com seu negócio, pois ali você poderá conhecer várias pessoas com um perfil correspondente ao seu público-alvo.

Caso entre em grupos, interaja de forma espontânea e sem fazer propaganda do seu negócio. Aos poucos, você conhecerá vários clientes em potencial e assim poderá começar a trabalhar melhor para fechar futuras vendas.

Utilize seu número comercial para cadastrar a maior quantidade possível de contatos.

  1. Qualificação de leads

Após ter um bom número de contatos e estar dentro de grupos interessantes, descubra quais desses participantes realmente são prospects.

Procure mais informações desses possíveis clientes nas redes sociais, principalmente no Linkedin. Sabemos que não é fácil achar o perfil de alguém somente com o contato do WhatsApp. A dica é simples: para qualificar leads, faça perguntas nos grupos que seriam respondidas por pessoas que têm o perfil ideal de cliente do seu negócio.

Depois de ter um primeiro contato, fica mais fácil conversar sobre assuntos de interesse comum com a pessoa que lhe respondeu.

  1. Ofereça uma solução

Achou um bom lead? Cuidado, não seja direto. Envie uma mensagem privada que desperte o interesse, como:

“Olá Marcos, vi que você precisa de um controle de estoque mais assertivo. Veja só esse software de gestão. É ideal para o seu negócio.”

É importante incluir o link que o direcione a um site ou rede social da empresa.

Providencie também cases ou depoimento para serem enviados aos prospects. Caso alguém se interessar, pergunte se pode entrar em contato via telefone para terem uma boa conversa e explicar sobre o que você está oferecendo.

  1. Continue com as interações

Compartilhe conteúdos que mostre que você entende dos assuntos referentes à solução que vende, principalmente com os leads qualificados.

Mas lembre-se de compartilhar somente conteúdos extremamente úteis.

É importante que você pense em produzir conteúdos em um blog empresarial, para facilitar o compartilhamento e ao mesmo tempo, fazer propaganda do seu negócio.

Ao longo do tempo você pode se tornar referência no tema, e logo será abordado por pessoas interessadas ou indicações de clientes.

  1. Proposta ideal

Dependendo do ramo de atuação, enviar uma proposta via WhatsApp não é o ideal. Mas tudo depende da percepção do vendedor. Caso ele ache que o cliente é próximo o suficiente para isso, o envio pode ser feito.

O adequado é entregar a proposta comercial em mãos ou por e-mail.

  1. Fechamento

As técnicas de fechamento e negociação são as mesmas utilizadas presencialmente, por e-mail ou telefone.

Se possível tente ter um contato mais pessoal com seu cliente nesta fase final do ciclo de vendas.  

Formalize sua proposta e foque para que o cliente queira fechar o negócio.

Leia também “WhatsApp no trabalho: vilão ou aliado?”

  1. Integração com o CRM

Integre o WhatsApp com o seu CRM, pois isso vai garantir que os contatos salvos no CRM possam ser acessados no WhatsApp rapidamente.

A versão empresarial do aplicativo tem ajudado várias empresas a ampliarem seu atendimento e você não pode ficar de fora dessa tendência.  

Já aplica técnicas de vendas no WhatsApp? Conta pra gente nos comentários e compartilhe o post com os amigos.

Boas vendas!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: