Manter uma equipe de vendas de alta performance é fundamental para negócios de qualquer segmento. Porém, isso ainda é um grande desafio, pois os bons vendedores não nascem de um dia para o outro, é preciso investir em capacitação e ações para atração de talentos. Outro grande desafio que tem tirado o sono dos gestores é a ampliação da estratégia comercial sem aumentar o número de colaboradores e hoje você vai conferir algumas dicas de expansão comercial sem precisar aumentar sua equipe de vendas. Confira:

O desafio do desempenho do time de vendas
Criar e manter uma equipe de vendas com o desempenho elevado é um trabalho contínuo para o gestor. Reter os melhores vendedores nem sempre é fácil. É preciso ter uma boa estratégia de gestão de desempenho, incluindo a criação de métodos de produtividade aliada a ações de engajamento e motivação de todos os profissionais. Ao me referir ao desempenho, também estou dizendo de aproveitar o máximo possível da força de vendas, pois investir na contratação de novos funcionários não está nos planos da maioria das empresas, principalmente devido aos custos.
Afinal, como posso potencializar resultados sem contratar novos vendedores?
  1. Tecnologia
Um boa tática para facilitar o cotidiano da força de vendas é utilizar sistemas de gestão de vendas. Soluções como catálogo digital, CRM, tudo integrado ao comercial da empresa, podem ajudar todos os vendedores a se organizarem melhor a trabalhar com mais agilidade. CONHEÇA O SUASVENDAS, SOFTWARE DE GESTÃO INTELIGENTE. As ferramentas dos sistemas de gestão facilitam o fluxo de processos comerciais do dia a dia, contribuem para melhorar a administração do tempo e evita a perda de tempo com relatórios. Tudo pensado para vender mais, com mais rapidez e organização.
  1. Avaliação de desempenho
Montar uma estratégia de gestão de desempenho melhora consideravelmente os resultados da equipe de vendas. Por isso, é importante que os profissionais saibam os critérios em que estão sendo avaliados. Essa avaliação precisa ir muito além dos número, envolvendo a qualidade do atendimento ao cliente, ideais trazidas, prospecção e trabalho em equipe. Não é só o volume de vendas que importa, os profissionais precisam se sentir parte da estratégia global da empresa, para se sentirem motivados e assumirem uma postura proativa.  
  1. Novos métodos de vendas
Os consumidores mudaram sua forma de comprar e estão cada vez mais exigentes e bem informados. Além disso, a concorrência não para de crescer, o que torna a utilização de novas técnicas de vendas para aumentar a lucratividade necessária.
  1. Aproveite a força da internet
Os e-commerces passam a ser parte fundamental de qualquer negócio. O grande desafio é montar uma estratégia que complemente a atuação da equipe de vendas, evitando que a internet atrapalhe o desempenho dos colaboradores. Por meio do e-commerce é possível chegar a clientes que talvez nunca seriam contatados pelos vendedores. Utilize isso a seu favor! CONHEÇA O CATÁLOGO ONLINE SV.
  1. Integração do marketing e comercial
Em grandes empresas, principalmente de atacado e distribuição, as áreas de vendas e marketing trabalham separadamente, o que é um grande erro. Já que os dois departamentos focam no mesmo fim, devem trabalhar juntos. As organizações que pretendem ganhar mais mercado sem a necessidade de contratar mais funcionários precisam aproximar essas equipes. Isso vai permitir que elas consigam fazer ações para prospecção, pós-vendas e um relacionamento de clientes mais aprimorado. Apesar disso poder ser feito por meio da tecnologia, a mudança da cultura organizacional pode fazer toda a diferença. Qual estratégia você tem usado para ampliar a atuação comercial sem precisar aumentar seu time de vendas? Conta pra gente nos comentários! ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *