Questionamentos como “o que é fluxo de caixa?”, “como devo controlar as finanças da minha empresa?”, “o fluxo de caixa organiza as finanças dos negócios?”, são feitos diariamente por empreendedores na administração cotidiana de suas empresas. Hoje vou te explicar como funciona o controle financeiro e o fluxo de caixa, e como eles são de extrema importância para o sucesso dos negócios.

Controle financeiro e fluxo de caixa

O controle financeiro é basicamente a coordenação das atividades e avaliação da condição financeira da empresa. É possível fazer ele por meio de relatórios, situação do fluxo de caixa e dados patrimoniais. Ter o controle das finanças mostra que o empresário tem consciência da situação financeira real que se encontra. Ou seja, ele saberá qual é o melhor momento para investir, se suas estratégias de vendas estão satisfatórias e também saberá se a sua gestão está qualificada.   Já o fluxo de caixa, é o montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante determinado período. Suas principais utilidades são para o  controle de capital, estudo da viabilidade de um projeto antes de sua execução, identifica o volume de fundos que será procurado em fontes de crédito, capta a confiança dos credores, controla eventuais desvios, prevê o uso eficiente e racional dos recursos disponíveis e muito mais.

Como utilizar o controle financeiro e fluxo de caixa para otimizar o processo de gestão dos negócios?

Os dois processos citados acima baseiam-se no princípio de registro de contas. Portanto, a primeira coisa a ser feita é providenciar o registro das contas a pagar e a receber, entrada e saída de caixa, controle de estoque e bancário. Leia também “Como fazer um controle de estoque eficaz.”  Fazer a análise patrimonial também é necessária nessa fase, pois os registros são importantes para fins de comparação da situação financeira da empresa. Por isso, você terá que catalogar os bens da empresa, capital de giro, endividamento, rentabilidade e as tendências de crescimento. Isso tudo vai te ajudar na criação de parâmetros para projeções futuras. Depois de realizar esse processo, chegou a hora de utilizar o fluxo de caixa para visualizar a situação atual da companhia. É importante lembrar que os dados patrimoniais não entram no fluxo de caixa. O fluxo precisa conter todas as receitas, despesas e custos da empresa, separando os fixos e variáveis. Além disso, separe também as previsões de recebimento e pagamentos que serão feitos. Nos períodos projetados pelo fluxo de caixa você poderá acompanhar em quais meses terá necessidade de capital e em quais sobra. Aplicar esses processos é bem simples. O controle financeiro se desdobra nas análises proporcionadas pelo fluxo de caixa do seu negócio. Sem dúvidas, o sucesso empresarial está ligado a diversos fatores, não somente o financeiro, mas com toda certeza o controle financeiro através do fluxo de caixa pode ajudar a buscar seus objetivos e a manter a saúde da empresa.

SuasVendas te ajuda na gestão financeira

Se você ainda não tem um sistema de gestão para lhe auxiliar no controle financeiro, está na hora de conhecer o SuasVendas. Gerencie receitas e despesas, acesse a previsão do fluxo de caixa atualizada e programe as contas a pagar e receber utilizando só um sistema. Faça um teste grátis por 14 dias e aproveite! Tem alguma dúvida? Pergunta pra gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar o artigo com os amigos! ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *