Um dos fatores mais importantes que levou muitas empresas ao sucesso é o marketing, que é responsável por tornar uma marca atraente, seu produto ou serviço desejado e atrair clientes. Mas afinal, o que é marketing? Muitas pessoas acham que é uma simples propaganda publicitária, porém, isso faz parte somente da estratégia. O marketing é um conjunto de ações e estudos que tem como objetivo melhorar o desenvolvimento dos negócios, seja por meio do preço, comunicação ou produto. Antes, ele era considerado necessário apenas para grandes organizações, mas passou a ser tão importante e eficiente para micro e pequenas empresas como para qualquer uma de outro porte.

Qual o objetivo do marketing para micro e pequenas empresas?
Todo planejamento precisa de um objetivo sólido e muito bem analisado. E é exatamente nesse ponto que muitas empresas erram, já que muitas iniciam o marketing sem saber qual o objetivo a ser alcançado.   Antes de começar qualquer trabalho relacionado ao marketing é necessário estabelecer metas, objetivos e possibilidades que devem ser exploradas. Se você não faz ideia de como descobrir esses objetivos, pense bem nas seguintes perguntas: preciso melhorar minha marca? Quero atrair mais clientes? Necessito aumentar as vendas para os clientes atuais? Veja a quantidade de possíveis objetivos existentes. Por isso, tenha calma ao estabelecer o porquê de começar a trabalhar determinadas ações dentro da sua empresa.
Estratégias
As estratégias de marketing que você irá adotar dependem dos seus objetivos, mas para te ajudar, selecionei algumas que podem ser utilizadas: Fortalecimento da marca: antes de tudo, torne seu negócio atrativo. O marketing de sucesso é aquele que torna sua marca uma autoridade. Portanto, destaque características marcantes do seu negócio e trabalhe em cima disso. Promoções: elas nem sempre são a melhor opção, mas caso o seu negócio precise aumentar o volume de vendas rapidamente, é uma estratégia a ser pensada. As promoções podem ser consideradas uma ótima forma de fazer clientes visitar sua loja para conhecer os lançamentos. Ações sustentáveis: as pessoas tendem a dar preferência para empresas que são politicamente corretas. Por isso, dedique esforços em ações sustentáveis para trazer bons resultados a longo prazo. Seja diferente: desenvolva campanhas menos apelativas para as vendas de produtos e serviços e foque nas educativas, com temas importantes. Isso desenvolve credibilidade e autoridade. Lembre-se de trabalhar o emocional dos clientes e prospects! Segundo uma pesquisa publicada pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, com um baixo investimento em ações de marketing, como divulgar seus pontos fortes, pode aumentar cerca de 10% nas vendas. Já o marketing de guerrilha, mais agressivo, pode gerar um aumento em torno de 40%. Investir em marketing não é caro para pequenos empresários, apesar de muitos acreditarem que é, por terem como referência grandes campanhas de mídia de massa, divulgadas na TV, por exemplo. Existem várias opções de baixo custo que podem ser implementadas em pequenas empresas e muitas delas você pode realizar com custo zero: use redes sociais, e-mail marketing, divulgação de suas conquistas e pontos fortes,  links patrocinados, investimento em parcerias, promoções relâmpago, estimule indicações dos clientes e muitos outros. Veja quais estratégias se adequam ao seu negócio e coloque as mãos na massa.
Viu como o marketing pode te ajudar a vender mais? Caso tenha alguma dúvida, pergunta pra gente nos comentários.
Boas vendas!]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *