O conceito de inteligência de vendas representa o conjunto de técnicas, ferramentas e práticas capazes de reunir informações que irão ajudar a equipe a vender mais. Basicamente são alternativas mais tradicionais, como: entrevistas com os clientes, pedidos de feedbacks, clientes ocultos e pesquisas de concorrentes. Além disso, tem as opções que contam com a tecnologia, como softwares de gestão, CRM, ERP e outros. Isso vai ajudar qualquer empresário a conhecer seu público, saber quais são suas preferências e o que deverá fazer para impulsionar as vendas. Pequenas, médias ou grandes empresas, não importa o tamanho, colocar em prática a inteligência de vendas pode ser um grande diferencial dos resultados de qualquer companhia.

Quais as vantagens?
  • Identificar clientes em potencial;
  • Traçar o perfil do seu público-alvo;
  • Compreender as falhas da empresa;
  • Equipe de vendas mais capacitada;
  • Possuir banco de dados com informações relevantes;
  • Aumento de vendas e do faturamento dos negócios;
  • Tomada de decisões baseadas em dados reais.
Mais informações para a captação de clientes
Não tem como desenhar uma boa estratégia sem contar com informações corretas de seus clientes. Por isso, a inteligência de vendas entra como uma solução para essa e outras questões que são capazes de determinar se uma empresa vai ser capaz de fechar mais negócios.
Tecnologia para as vendas
Use a tecnologia a seu favor contando com Softwares de gestão, sistemas como ERP e o Customer Relationship Management (CRM). O CRM, por exemplo, pode gerenciar contas, fazer acompanhamento dos clientes, leads e integrar informações para que todos os colaboradores da empresa tenham acesso. Leia também “Como utilizar o CRM para fidelizar clientes”. Assim, será possível criar um banco de dados bem estruturado e filtrar as informações relevantes a qualquer momento, proporcionando aos vendedores mais agilidade e produtividade no atendimento e estudo de cliente.  
Quais dados devo coletar?
Os dados que você precisa coletar varia muito do segmento de atuação, porte e objetivos da empresa. Mas algumas perguntas comuns precisam ser analisadas, como:
  • Quais os canais de comunicação preferidos dos clientes?
  • Quais os hábitos de compra?
  • O cliente compra da minha empresa com que frequência?
Depois de encontrar as respostas dessas e outras perguntas, é possível compreender melhor qual o perfil de clientes da sua empresa, quais estratégia são melhores para colocar em prática e até mesmo novos produtos poderão ser desenvolvidos com as especificações que agradem seu público. Ao longo do post percebemos como a inteligência de vendas é somente importante para uma empresa, mas também vem reinventando os avanços tecnológicos para gestores e vendedores se destacarem no mercado, melhorando a coleta de dados e proporcionando um arsenal de informações que podem ser determinantes para o sucesso de qualquer negócio. Que tal começar a utilizar a inteligência de vendas na sua empresa? Qualquer dúvida basta deixar um comentários abaixo! Boas vendas! ]]>

1 comment on “Como impulsionar meu negócio através da Inteligência em Vendas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *