Independente da área em que você atua, são altas as chances de precisar de estratégias de negociação no trabalho. No cotidiano de qualquer profissional, situações que precisam ser negociadas vão aparecer, seja para vender um produto ou delegar tarefas para a equipe. Se você dominar as técnicas de negociação e vendas, as chances de sucesso são muito mais altas. Nem todo mundo tem a habilidade de negociar, mas ela pode ser aprendida. Confira algumas dicas:

  1. A primeira impressão define a negociação
O ditado popular diz que a primeira impressão é a que fica, e nas negociações a realidade é fiel a sabedoria popular. Por isso, é importante que você se atente a alguns detalhes, como: se atentar em sua linguagem e se expressar bem, falar claramente para ressaltar os interesses comuns das duas partes e tomar cuidado com a postura física e emocional, mantendo um tom confiante,  expressando-se de forma concisa.
  1. Saiba improvisar
Uma das melhores estratégias de negociação e vendas é saber improvisar, mudar de foco e ser flexível. Planejar a forma com que vai coordenar a negociação é essencial, mas improvisar vai te salvar de muitos apuros. Se um prospect quer um desconto na compra, mas você não pode garantir isso, leve-o para uma nova possibilidade. Oferte alguma vantagem extra ou descontos nas próximas compras, por exemplo. Quando seu planejamento não tem chance de ser bem sucedido, você tem a oportunidade de considerar novas opções. Aproveite-as!
Leia também “7 passos para uma boa negociação por telefone”.
  1. Se prepare
Durante uma negociação mantenha a calma e faça o possível para buscar o equilíbrio entre sua mente e objetivos. O bom negociador é aquele se prepara para o embate de interesses, identificando as circunstâncias que disparam as emoções negativas para poder evitar todas elas. É preciso estar mentalmente forte para todo o momento.
  1. Seja firme, mas também flexível
Saiba exatamente o que vai propor para o cliente, do que pode e o que não pode abrir mão. Ter um plano é primordial, mas ser flexível também é importante. Se você seguir nossas dicas, vai chegar na negociação com uma meta e plano bem definido, mas é preciso saber se adaptar caso a conversa desvie da meta inicial. Se o cliente não aceitar sua proposta, então você passa a ter outro objetivo a seguir. Caso você não consiga chegar em um acordo que beneficie ambos, não haverá negociação.
  1. Aumente sua experiência
A arte da negociação se aprende e melhora ao longo do tempo. Enquanto sua experiência aumenta, é possível complementar suas habilidades conversando com profissionais que atuam na área a mais tempo, lendo livros, participando de eventos de vendas e outros. Sem dúvidas, saber fazer uma boa negociação irá aumentar seu volume de vendas e melhorar consideravelmente o relacionamento com o cliente, podendo elevar a taxa de fidelização. Saber fazer isso da maneira correta não é fácil, mas seguindo nossas dicas você estará no caminho para o sucesso. Lembre-se: conhecimento nunca é pouco! Boas vendas! ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *