smartphones a rotina de trabalho mudou. As informações chegam com mais rapidez, o fluxo de informações recebidas é grande e as respostas quase que imediatas. Tudo isso acelerou a rotina, que antes era limitada a um ambiente analógico. Alguns aplicativos vieram para mudar completamente o modo com que nos relacionamos no ambiente digital e analógico. O WhatsApp, por exemplo, nos permitiu criar grupos para compartilhar em tempo real várias informações, vídeos e fotos. Muitos perguntam se podemos utilizá-lo como ferramenta de trabalho e sim, podemos.

Como posso usar o WhatsApp da melhor maneira com a minha equipe de vendas?
Se você for gestor de uma equipe, em que os vendedores precisam reportar todas as informações referentes às vendas e ao mercado, esse app vai facilitar muito o trabalho. Primeiramente, é necessário verificar se todos que estão na equipe já possuem o aplicativo instalado no celular. Lembre-se que se o celular for da empesa, tudo bem. Agora se o celular for do funcionário, evite impor que ele baixe o aplicativo, pois ele não é obrigado. Depois, marque uma reunião com todos da equipe e informe os benefícios da ferramenta, como envio de localização, rapidez na troca de informação, envio de uma demanda e outros. Na reunião, deixe claro quais assuntos podem ser enviados e quais não podem ser enviados no grupo. Isso evita que conversas desnecessárias tirem o foco principal. Após criar o grupo com todos os membros da equipe, evite cobrar demanda em horários inoportunos, principalmente após o expediente. É importante respeitar a vida social dos integrantes. Se surgir algo urgente, peça desculpas pelo envio no horário e informe que é uma demanda urgente. Porém, não deixe que isso vire rotina. Apesar do WhatsApp facilitar a conversa, não dê feedback e nem chame a atenção dos funcionários via app. A conversa olho no olho ainda é a mais eficaz. Não faça todo o trabalho somente pelo aplicativo. Caso não haja uma conexão boa de todo o time, o WhatsApp não funcionará e é possível que alguns membros da equipe leiam as tarefas e façam somente horas depois. Por isso, se o assunto for urgente, use os métodos tradicionais como ligações e e-mails para confirmar.
Ferramenta motivacional
O bom gestor também precisa motivar sua equipe, não é mesmo? E nada melhor que utilizar o WhatsApp para isso, enviando uma mensagem todos os dias para desejar um dia produtivo e deixar claro as metas do dia. Ao final do dia, agradecer pelo empenho e resultado da equipe. Aproveite essas dicas para aproveitar ao máximo o que a tecnologia pode te oferecer. Porém, não podemos nos esquecer dos métodos tradicionais de comunicações, eles ainda são mais eficazes em todas as áreas de trabalho. Leia também “Como enviar seu pedido pelo WhatsApp”. Tem alguma dúvida? Pergunta pra gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar o artigo com os amigos. Boas vendas! 😉 Com informações do site VendaMais.]]>

2 comments on “WhatsApp no trabalho: vilão ou aliado?

  1. Oi Amanda, bom dia.
    Nós aqui na Distribuidora Queiroz, optamos mais por utilizar a linha de transmissão do Whatsup.
    É uma maneira de interagirmos diretamente com os funcionários e clientes.
    No grupo, todos visualizam as as conversas e também publicam matérias desnecessárias tais como: Oração, novena, vídeos engraçados e outros. Tirando assim o foco dos negócios.
    Grupo Somente para família.
    Daí postam de tudo.
    Mais uma vez estendo elogios aos seus artigos através do blog suas vendas.
    São de bastante serventia.
    Digo que cada matéria publicada é um treinamento.
    Att.
    Sebastião Queiroz

    1. Bom dia Sebastião, tudo bem?
      Fico muito feliz em saber que estamos te ajudando. É importante deixar o grupo de trabalho focado somente nos negócios. Facilita a organização e as vendas.
      Muito obrigada!
      Att,
      Amanda 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *