7 Passos Para uma Boa Negociação

Tempo de leitura: 2 minutos

Para ter sucesso em qualquer negócio, é necessário que você negocie o tempo todo com outras pessoas – fornecedores, clientes, equipe e outros – mas é preciso fazer isso da maneira correta, sem a necessidade de “passar a perna” em alguém para se dar bem no fechamento do negócio.

Bons negociadores são criativos, seguros, flexíveis, bons planejadores, comunicativos e honestos. Se você ainda não tem essas características, vamos te ajudar a melhorar para atingir bons resultados. Confira:

  1. Seja confiante, curioso e calmo

Sempre procure manter a calma em todos os momentos da negociação e também não se esqueça de usar um tom positivo. Muitos vendedores ficam nervosos durante a negociação, mas qualquer alteração nesse sentido pode levá-lo a ser subjetivo e prejudicar o andamento da venda. Mantenha o foco e deixa suas emoções estáveis.

  1. Defina seu objetivo

Antes de ir para a mesa de negociação saiba o que você realmente quer, qual seu objetivo e o que pretende alcançar. Muitas pessoas se perdem no meio da negociação por não terem uma estratégia definida e, principalmente, por não definirem com antecedência o objetivo.

  1. Incentive o outro a falar

Deixe um espaço para que a outra pessoa possa opinar sobre a negociação. Use frases como “fale-me mais sobre isso” e “não compreendi, você poderia ser mais específico? ”. Evite perguntas do tipo “por quê”, pois queremos evitar que a pessoa se sinta em um interrogatório.

  1. Saiba quais são suas alternativas

Nem sempre uma negociação vai ser tão boa como você espera, por isso é importante saber quais as alternativas você pode ter. Vá preparado para as mais variadas situações, para que você não feche um negócio ruim.

  1. Defina limites

Após saber quais são suas alternativas, defina seu limite. Não ter clareza sobre a faixa de acordos possíveis podem colocá-lo em ciladas. Se você está vendendo um produto e a pessoa oferece um preço muito abaixo do que você esperava, saiba dizer “não”.

  1. Demonstre interesse pelo outro

Mostre para a outra pessoa que você quer saber o que ela quer e quais são suas necessidades. É importante para que ela sinta confiança em fechar um negócio com você.

  1. Proponha acordos

Tente chegar a um acordo que beneficie as duas partes. Lembre-se do seu objetivo e pense em um bom acordo para poder alcançá-lo.

É importante lembrar que negociar é a arte de encontrar consensos. Todo o resultado de uma boa negociação bem feita deve ser mutualmente benéfica, caso contrário, o melhor caminho é não fechar o negócio.

Leia também 5 aplicativos para organizar sua rotina de trabalho.

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos e deixe sua opinião nos comentários. 😉

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: