Dicas Práticas de como Reter mais Clientes

Tempo de leitura: 2 minutos

A retenção de clientes tem uma definição um pouco óbvia, na verdade, é bem clara: significa manter os clientes fiéis à sua marca e fazê-los continuar comprando. Mas como fazer isso?

Muito mais importante do que entender o conceito, é perceber o que você pode fazer para reter seus clientes na prática e da maneira correta, a fim de conhecê-los para atender suas necessidades, aumentando vendas e lucratividade. Confira:

  • Gerencie as formas de relacionamento com o cliente

Ter um ponto de vendas lindo e impecável não vai adiantar em nada se o seu atendimento é ruim ou se o seu site não funciona. O consumidor quer se sentir bem não em apenas alguns pontos do contato, mas em todo o relacionamento (pré-venda, venda e pós-venda).

  • Conheça seu cliente

Saber quem são seus clientes e quais são suas necessidades é essencial para que você ofereça o produto ou serviço certo, na hora certa e pelo preço certo. Atualmente, a tecnologia tem nos auxiliado bastante nessa tarefa, já que com softwares de CRM você consegue saber vários detalhes dos seus clientes.

Para fazer uma boa retenção você precisa oferecer exatamente o que o consumidor procura para que ele não vá buscar isso na concorrência, não é mesmo?

  • Marcas fortes retêm mais clientes

Se o cliente gosta do seu produto, confia e aprova a qualidade da sua marca, ele tende a ser mais fiel ao seu negócio. Se ele admira sua marca melhor ainda, você terá sua lealdade.

Por isso é importante ter um grande investimento em branding e construção da imagem da marca.  O cliente precisa ter uma boa impressão da sua empresa e do seu produto.

  • Atenção com os programas de fidelidade

Muitas empresas se afundam nos programas de fidelidade, pois quando é mal feito, pode gerar mais prejuízos que retenção de clientes. Promover um programa desse tipo sem oferecer algo relevante e que interesse o cliente é um desperdício de dinheiro.

Existe um motivo valioso para realizar programas de fidelidade: as informações coletadas sobre os clientes. Para fazer isso de maneira correta, é preciso deixar as regras de cadastramento de fácil compreensão, a participação deve ser intuitiva e o resgate dos prêmios fácil.

  • Resolva problemas com facilidade

O consumidor satisfeito é aquele que gosta do produto ou serviço e tem suas reclamações atendidas rapidamente. Segundo pesquisas, cerca de 90% das pessoas que têm seus problemas resolvidos com agilidade voltam a fazer compras na mesma empresa.

  • Escute seus clientes

Crie canais de contato, sugestões, SAC, faça pesquisas e incentive seus vendedores a perguntarem a opinião dos clientes sobre a compra. Faça de tudo para saber o que o consumidor precisa! Abrir o máximo de vias de comunicação possíveis é a melhor opção.

Leia também 4 dicas para aumentar sua carteira de clientes .

Conhece outras dicas que podem ajudar na retenção de clientes? Conta pra gente nos comentários! Boas Vendas. 😉

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: