Dicas para Criar uma Boa Apresentação Comercial

Tempo de leitura: 2 minutos

A ferramenta vital de todo consultor de negócios, executivo de vendas ou empresário, é a apresentação comercial. É com ela que se prepara todo discurso e técnicas para impressionar o cliente, e chegar ao objetivo final: fechar uma venda.

Para te ajudar, selecionamos algumas dicas para você construir passo a passo uma apresentação comercial de sucesso. Confira:

  1. Estude o prospect

Saber com quem está falando é essencial. Faça sua lição de casa e estude há quanto tempo a pessoa trabalha na empresa, sua formação, hobbies e outros. Tudo isso pode te ajudar a gerar insights na hora de realizar a apresentação.

  1. Não prolongue sua apresentação

Seus clientes não têm tempo a perder. Fique atento a quantidade de slides e ao discurso. Seja objetivo e sucinto! Caso perceba que durante a apresentação o cliente se interessou por mais detalhes, pergunte se ele quer saber mais.

Antes da apresentação, tenha todo o raciocínio em mente do que planeja mostrar e falar.

  1. Como deve ser o slide

O mais indicado é que você faça um slide para enriquecer sua apresentação. Mas atenção, não exagere!

  • Crie um template geral original, com cores sólidas.
  • Os slides não podem ter muito texto, pois a leitura fica cansativa.
  • Utilize uma tipografia consistente.
  • Use infográficos.
  • Coloque imagens criativas.
  • Certifique-se de que a leitura do texto está agradável.
  1. Explique as vantagens claramente

Seja claro ao explicar os benefícios, características e vantagens comerciais ao apresentar a solução. O cliente precisa perceber que tudo que está sendo oferecido pode impulsionar sua empresa, diminuir custos e gerar mais lucros.

  1. Mostre que trabalhou muito antes da apresentação

É importante mostrar ao cliente como chegou até a solução, quais estudos fez, a equipe envolvida, pesquisas e outros. Valorize seu trabalho!

  1. Apresente a solução

Sua oferta é o momento mais crucial de toda a apresentação. Fale dela com muita clareza e surpreenda o cliente com todas as vantagens, ganhos de produtividade, eficiência e economia que ela vai gerar.

  1. Se prepare para as objeções

Treine e ensaie para não fazer feio na apresentação. Pense que possíveis objeções podem ser levantadas. Se adiante e elabore uma defesa!

  1. Resumo

Após fazer sua oferta comercial e entregar sua proposta de solução para a necessidade do cliente, resuma tudo rapidamente.

  1. Ouça o cliente

Ao acabar sua apresentação, abra os ouvidos! Permita que o prospect tire dúvidas e faça comentários. Mostre que você também se importa com a opinião dele.

Nossas dicas te ajudaram?  Deixe sua opinião nos comentários. E se quiser uma ajudinha a mais, não deixe de ler nosso artigo “Como utilizar a linguagem corporal nas vendas” para melhor ainda mais sua apresentação. 

 

 

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Sebastião Queiroz disse:

    Aspecto muito importante do conteúdo, a preparação. Este artigo abordou muito bem.
    Temos de estarmos muito bem preparados para atendermos bem o prospect através de uma ótima apresentação. Isso se dá através de uma boa preparação.

    • Amanda Mariano disse:

      Ficamos felizes em te ajudar, Sebastião! Agradecemos muito pelo carinho e preferência. Abraço 🙂

  1. 13/02/2017

    […] Se você quiser se aprofundar mais no assunto leia o artigo “Dicas para criar uma boa apresentação comercial“. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: