Como Utilizar a Linguagem Corporal nas Vendas

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das fases mais complicadas do processo de vendas e que muitos vendedores possuem dificuldade é a da linguagem corporal. Ao melhorá-la, a impressão que você passa para os clientes e potenciais clientes durante a venda é impulsionada, ou seja, você vai demonstrar que é mais confiante. Afinal, o que é a linguagem corporal se não um reflexo do seu jeito de ser?

Ao melhorar nesse aspecto, você não vai apenas aumentar o desempenho de vendas, como também vai neutralizar seu baixo desempenho na etapa de venda que mais tem dificuldade.

Para te ajudar a ser um vendedor de sucesso e melhorar seu desempenho, selecionamos 8 importantes sinais de linguagem corporal para vendas. Confira:

  1. Vista-se bem

Para você ser levado a sério, é preciso garantir que está vestindo um traje apropriado para a ocasião e também para sua posição. Ao fazer isso, o cliente vai reconhecer seu estilo de vestir como um sinal não-verbal.

Em caso de dúvida, é melhor pecar pelo excesso, sempre optando pelo tom mais formal. Lembre-se de que seus clientes querem fazer negócios com pessoas bem-sucedidas.

  1. Contato “olho no olho”

O contato com os olhos transmite simultaneamente confiança, atenção e verdade. É uma forma de fazer “as vendas para os olhos do cliente”. Já quando você foge do contato olho no olho, pode transmitir hesitação ou falta de confiança, o que prejudicaria suas chances de conseguir uma venda.

Nesse ponto, o excesso não é bom, ok? Muito contato visual pode fazer você parecer intimidador e desesperado. A dica é simples:  mantenha contato visual com o cliente por alguns segundos de cada vez.

Ao fazer o olho no olho corretamente, você vai transmitir uma autoestima mais confiante, que não comprometa sua imagem.

  1. Gesticule

Ficar parado, contando apenas com as palavras para fazer o trabalho pesado, não é uma boa opção. Gesticule com as mãos! Elas podem ser uma fonte de poder e expressão, mas cuidado, tenha os movimentos sob controle.

Alguns gestos ansiosos, como mexer no cabelo, pode indicar falta de confiança. Tenha atenção.

  1. Seja confiante

Posicionar-se como uma autoridade de maneira não verbal pode ser eficaz quando se fala com um cliente, pois isso mostra que você é confiante e entende muito sobre o que está falando.

Dica: mantenha os ombros na largura e sua postura aberta, isso vai aumentar sua confiança em você mesmo.  É válido treinar na frente do espelho.

  1. Demonstre atenção

Não olhe para outros lugares e muito menos no telefone ou suas anotações. Dê total atenção a conversa!

Você vai conseguir fazer isso de maneira mais fácil mantendo o rosto voltado para quem está falando com você, isso evita o desejo de olhar para qualquer outra coisa que esteja no ambiente.

Ao parecer distraído durante a conversa, você vai causar uma impressão negativa. Lembre-se da linguagem corporal dos olhos, ela pode ser muito importante para isso.

  1. Cuidado com o tom de voz

Encontre uma maneira de conversar em tom confiante, direto e natural. Isso faz com que a conversa flua melhor e você não pareça muito empolgado ou monótono.

  1. Tenha expressões faciais agradáveis

As expressões faciais podem demonstrar seu envolvimento na conversa.

Um rosto imóvel faz com que você pareça impessoal e robótico, por isso permaneça de maneira que demonstre que você está gostando da conversa. Sorria, levante as sobrancelhas para ilustrar o interesse e expresse a sua serenidade quanto ao tempo.

  1. Termine sua interação com um aperto de mão

Ao terminar sua conversa com o cliente, aperte sua mão com firmeza (não com muita força) e agite 2 vezes. Além disso, mantenha o contato visual durante o processo.

Aperto de mão mole ou monstruoso pode causar má impressão. Fique atento a esse tipo de linguagem corporal de vendas.

Agora que você já sabe como utilizar a linguagem corporal com os clientes, confira o artigo O que fazer após o primeiro contato com o cliente.

Nossas dicas te ajudaram? Deixe nos comentários sua opinião. Boas vendas!

Com informações do Blog Agendor 

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Fernando Eusébio disse:

    Obrigado pelos conceitos e, dicas bem prátricas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: