Estamos vivenciando um momento em que devemos ter calma, fazer um planejamento e não entrar em pânico devido a pandemia do coronavírus (COVID-19). Os pequenos e micro negócios são os que mais vão ser atingidos, então é preciso tomar algumas medidas para que essas empresas continuem no mercado. Apesar da crise se agravar a cada dia que passa, tudo irá passar e todos ficaremos bem. Mas precisamos que cada um faça sua parte para enfrentarmos essa pandemia juntos e sairmos dela com mais força e eficiência. Para te ajudar da melhor forma, selecionamos algumas medidas que você pode colocar em prática hoje mesmo para continuar vendendo e fazendo uma gestão assertiva. Confira!
1. Controle financeiro
Primeiro, fique por dentro da situação financeira da sua empresa para que seu plano contra a crise seja de sucesso. Tenha o controle de quanto dinheiro entra, despesas com contas, funcionários (se houver) e despesas variáveis. Isso vai te ajudar a ter noção de quanto precisa para suprir cada despesa e não gastar mais do que deve. Ter organização é fundamental para acompanhar de perto toda a movimentação de dinheiro. Portanto, estabeleça uma rotina de registro, que precisa ser feita logo após as entradas e saídas acontecerem. Mantenha essa prática com disciplina!2. E-commerce
Agora chegou a hora de transformar sua forma de vender! Infelizmente, muitas lojas físicas tiveram que fechar as portas e encontrar soluções para manter a empresa ativa, garantindo que a cartela de clientes existentes continue. Isso tem sido um enorme desafio, mas não é nada impossível. A cada dia que passa os acessos em e-commerces têm aumentado e tem ajudado milhares de empresas a venderem sem fronteiras e sem a necessidade de ter uma loja física.Quais os benefícios?
- Agilidade no ciclo de vendas;
- Aumento de lucro;
- Loja aberta o tempo todo;
- Facilidade na prospecção.
Como abrir meu e-commerce?
- Verifique a legislação do e-commerce.
- Escolha uma plataforma para colocar criar sua loja virtual. (Conheça o SuasVendas)
- Escolha as formas de pagamento.
- Prepare um suporte para o cliente.
- Utilize um sistema de gestão para te auxiliar nos pedidos.
- Dedique um tempo para planejar a logística e frete.
3. Presença digital
Neste momento, ter uma presença digital é fundamental para mostrar que sua empresa está funcionando. Uma solução eficaz é investir em redes sociais e claro, em um website. Sabemos que criar um site e mantê-lo não tem um custo baixo, mas desenvolvemos uma ferramenta que vai te ajudar bastante, chamada ‘seu site’. Geralmente, para manter um website é necessário usar um serviço de hospedagem (pago mensalmente ou anual) e ainda pagar alguém para criá-lo, mesmo que seja simples. Com o ‘seu site’ você não tem esta preocupação e ainda pode personalizar alguns detalhes para deixá-lo com a cara de sua empresa, em poucos segundos. É possível personalizar de acordo com sua preferência e forma de trabalho, adicionando sua logomarca, cores, redes sociais, informações sobre sua empresa e formas de contato. Você também pode integrar seu e-commerce B2B para que seu cliente realize compras e também acesso ao Portal do Cliente para acompanhar os pedidos feitos.Quais os benefícios?
- Baixo custo.
- Fácil de utilizar.
- É personalizável.
- Integra com o e-commerce B2B do SuasVendas.