Além disso, atendimento de excelência, produtos, preços e condições de pagamento competitivos são fundamentais para conquistar a preferência do cliente. Vender é algo muito prazeroso e há quem diga que seja fácil! Porém, para grande maioria dos vendedores e representantes de venda, negociar não é tarefa simples e existem várias etapas até ouvirmos o grande “SIM” do cliente. Portanto, devemos ter em mente que toda venda perpassa por três etapas, desta maneira, este artigo será divido também em três partes, sendo elas: a pré-venda, a venda e pós-venda. Falaremos hoje sobre algumas técnicas de pré-venda, para que você possa aprender como cativar seu cliente antes mesmo da negociação. Vamos lá! A Pré-venda inclui diversas fases, dentre as quais as principais, conforme Eduardo Botelho ( Bacharel em Direito. É, atualmente Consultor de empresas e palestrante. Bolsista da Universidade de New York e autor de diversos dvds, livros e artigos sobre este assunto), são:
- Preparação psicológica: segundo ele, não se deve vender nada aos clientes; é preciso aprender a vender para si mesmo. Para os clientes, passa-se somente o que se acredita gerando assim, lucros para eles. Esteja bem para vender bem.
- Preparação técnica:
- Questionar-se a respeito do conhecimento de todos os produtos ou serviços que a sua empresa vende;
- Repassar todas as vantagens, todos os benefícios que os clientes terão ao comprar seu produto ou serviço, todas as condições de vendas, preços e faturamento que ele terá à sua disposição;
- Saber preencher corretamente todos os formulários para não ter problemas com a burocracia da venda;
- Dominar todos os procedimentos de informática necessários para fazer a empresa funcionar corretamente;
- Controlar cuidadosamente todos processos e procedimentos de trabalho a fim de identificar seus erros e corrigi-los;
- Conhecer profundamente todas as alternativas que o cliente têm e estar de posse de todos os documentos.
- Planejar e ter auto-administração: nada funciona sem planejamento, e na profissão de vendedor a elaboração é ainda mais importante, pois é necessário ser extremamente rigoroso no uso do tempo. O tempo é um fator importantíssimo na vida de uma pessoa da área de vendas e desperdiçá-lo é um pecado muito grave. Para que haja esse planejamento, é importante programar as coisas que fará nos períodos ociosos.
- Decidir estratégias: estratégia é quando se decide fazer algo de uma determinada forma e é uma opção favorável. Os vendedores que trabalham em lojas, antes de começarem a trabalhar, devem optar por uma alternativa para o dia que está começando. Muitos aspectos são importantes e precisam ser pensados e trabalhados.
- Pesquisar as necessidades de cada cliente : para realizar um excelente trabalho de conquista do cliente é necessário saber quais são as suas necessidades, ou caso contrário estará fazendo o serviço de forma mais difícil ou menos rendosa para a empresa. Conhecendo as necessidades do cliente a venda torna-se mais fácil, mas quando não é conhecida, o produto apenas é explicado e raramente vendido. Lembre-se que o cliente não compra necessariamente os produtos. Ele compra percepção, praticidade e beleza. O cliente compra aquilo que os produtos e serviços podem fazer por ele em sua vida pessoal e profissional. Busque identificar, por exemplo, se o produto é para presentear alguém. Em caso positivo, utilize a sua argumentação de venda pensando como você se sentiria ao receber um presente. Dentro de todos os aspectos já vistos da pré-venda, esse é o mais importante de todos. Vender sem conhecer as necessidades de cada cliente é tentar o mais difícil, dessa forma, é quase fazer mágica ou milagre. Ao contrário , trabalhar sabendo o que o cliente precisa, é apenas atender a essas necessidades.
2 comments on “Técnicas de Vendas – Parte 1”