Planeje suas metas de vendas com o nosso E-book Metas de Vendas, um guia para planejar suas metas. Baixe grátis:

Baixar Ebook Grátis

A gestão inteligente do financeiro passa necessariamente por um controle criterioso do que é o custo, despesa e receita na empresa e pela necessidade de interligar essas informações. Dentro das várias possibilidades que o gestor tem de controle,  o fluxo de caixa é um recurso  de gestão financeira que permite ter o controle das informações financeiras projetando para o futuro as entradas e saídas dos recursos financeiros do seu negócio e, com esses dados, auxiliar a tomada de decisões. Ainda que não seja o único instrumento que o empresário pode usar para obter informações o fluxo de caixa é essencial para o desenvolvimento do planejamento financeiro.  No artigo Como implementar processos simples na sua empresa para otimizar seus resultados colocamos quais processos podem ser aplicados no seu negócio para facilitar o gerenciamento e falamos sobre essa ferramenta. Agora, confira os 03 passos essenciais para fazer um planejamento financeiro eficiente:

1. Custos/despesas fixas

Uma gestão inteligente passa pelo conhecimento de quais são os custos/despesas fixas da empresa já que essas despesas são necessárias para o funcionamento da empresa e que não variam com as vendas. As empresas que possuem esse controle estão mais perto  de ter uma visão realista para o seu planejamento de vendas porque conseguem visualizar e organizar os valores comprometidos no seu orçamento com regularidade.

2. Ponto de Equilíbrio

Por outro lado, saber os custos/despesas fixas da sua empresa é o primeiro passo para  traçar o ponto de equilíbrio. O ponto de equilíbrio é um indicador de segurança.  Com o ponto de equilíbrio você consegue verificar o volume de vendas necessário para que a empresa possa cobrir seus custos fixos. Ter essa informação vai te ajudar a projetar suas metas para o futuro, visualizando de forma prática o quanto é preciso vender para que as receitas se igualem aos custos.

3. Análise de Sensibilidade

Essa análise é uma ótima forma de conseguir traçar cenários para o seu negócio, sejam eles positivos ou negativos.  A análise te permite comparar os atuais números da empresa com um aumento de receitas ou mesmo com a diminuição de gastos, com ela é possível simular resultados, avaliando o aumento de receitas e/ou redução de custos. Um bom planejamento financeiro é algo que requer acompanhamento constante e ajustes quando necessário. Se tiver dúvidas ou quiser acrescentar informações que você ache importante, deixe seu comentário!]]>

3 comments on “Dicas para Começar o Planejamento Financeiro da sua Empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *