A gestão de carteira de clientes é primordial e vital para qualquer vendedor ou empresa. É dali que saem as receitas para que as empresas continuem no mercado e consigam arcar com compromissos, gerar empregos e continuar crescendo. Esse tema também é altamente negligenciado, principalmente porque exige muito tempo para análise, planejamento e identificar oportunidades para reduzir o risco de investir no cliente “errado”. 

Vamos apenas vender e o resto pensamos depois, não é?

Uma das ferramentas mais importantes para auxiliar vendedores e gestores na administração da carteira de clientes é o CRM, que, em suma, é um software (ferramenta) capaz de armazenar e ajudar extrair informações do relacionamento de sua empresa com seus clientes. 

No mercado há dezenas, centenas ou milhares de soluções de “CRM”, mas empresas de todos os tamanhos muitas vezes preferem usar o Excel ou até mesmo não usar nada e já partir para o mercado, o famoso “Eu quero é vender!”, mesmo sem conhecimento prévio do cliente devido ao fato de “perder muito tempo” para analisar a carteira de clientes e identificar oportunidades e riscos. O problema é que geralmente trabalhamos às cegas quando negligenciamos o uso do CRM, por mínimo que seja.

A gestão de carteira de clientes se resume em: relacionamento (é o R do CRM). E relacionamentos fazem parte da natureza humana e, independente do âmbito, seja de amizade, amoroso ou profissional, há estágios: identificação de afinidade, aproximação, ações e interações energéticas (amistosas ou não), resfriamento e desligamento ou afastamentos. Em resumo: início, meio, fim e recomeço (ou não). Todos estes estágios precisam ser gerenciados para fazer com que o relacionamento seja duradouro e também bom para os dois lados.

Considerando esta premissa de que todos uma hora ou outra nos envolvemos em relacionamentos com nossos clientes e parceiros, principalmente em nossa atuação diária como vendedores e gestores comerciais, o SuasVendas criou um conceito simples, mas extraordinário e, junto com uma metodologia, vai facilitar a gestão de sua carteira de clientes e impulsiona seu planejamento comercial de maneira jamais vista no mercado.

No próximo artigo, vamos começar a introduzir você e sua equipe em uma jornada fantástica para ver sua carteira de clientes sob um novo prisma, onde o relacionamento é o ponto principal do seu planejamento comercial. Nos acompanhe para impulsionar a sua gestão para outro patamar.

Vitor Nogueira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *