Comportamentos dos vendedores que podem impedir as vendas

Tempo de leitura: 3 minutos

Um dos fatores que mais influencia na decisão do cliente em fazer a compra é o atendimento que ele recebe na loja. O modo com que o vendedor recebe e orienta o consumidor pode fazer ele se encantar pelo produto ou serviço, mas por outro lado, o entendimento também tem o poder de arruinar uma venda.

Atualmente, o consumidor pode comprar o que quiser pela internet, mas se ele vai até sua loja, com certeza está disposto a comprar. Você não quer perder um cliente por falhas no atendimento, certo?

Selecionamos 6 ações de vendedores que prejudicam as vendas e veja algumas dicas que podem te ajudar a evitar esses erros.

  1. Aparência desleixada

Manchas no uniforme, camisa amassada, cabelo desarrumado. Esses são alguns fatores que demonstram desleixo do vendedor e, com isso, o cliente não vai se sentir confiante em receber orientações ou comprar de alguém que nem cuida de si mesmo.

Cuide da sua aparência e higiene pessoal, pois é importante passar uma imagem profissional e saudável.

  1. Insistência para que o cliente leve determinada marca

Você até pode indicar uma ou outra marca, mas a decisão final sempre deve ser do cliente. É muito chato querer realizar uma compra e o profissional de vendas ficar insistindo para que o consumidor leve determinada marca. Isso pode fazer com que ele desista de vez de realizar a compra e você pode até perdê-lo para seu concorrente.

Tenha diversas marcas para oferecer ao consumidor e não foque a negociação em apenas uma. Entenda qual é o produto ideal que se encaixa na necessidade do cliente e ofereça essa solução.

  1. Pensar que está sempre certo

O vendedor pode até conhecer muito bem o que vende, mas outra coisa bem diferente é ter necessidade de estar sempre certo. Um profissional que teima com o cliente não está provando seu conhecimento, está mostrando que não tem humildade. Com a evolução tecnológica, fica cada vez mais comum o cliente saber até mais que o próprio vendedor.

Saiba reconhecer quando está errado. Com isso, o cliente vai te respeitar muito mais do que se você ficar discutindo com ele.

  1. Falar que a loja não tem promoções naquele dia

Ao fazer isso, o vendedor está dizendo ao cliente que aquela não é a melhor época para comprar na loja. Além disso, essa atitude vai fazer com que o consumidor queira ir embora da loja por se sentir desconfortável ao achar que você supôs que ele não ter condições de realizar a compra se não for com descontos.

Não julgue o consumidor pela aparência, pois é um grande erro e uma falta de respeito. Não perca grandes oportunidades por conta disso.

  1. Mexer no celular com frequência

É muito ruim tentar falar com alguém e essa pessoas ficar no celular ao mesmo tempo, não é mesmo? O cliente vai perder totalmente o interesse ao te ver checando o Facebook e WhatsApp no momento do atendimento.

Tenha o cliente como prioridade. Deixe o celular no silencioso e não mexa nele.

  1. Demonstrar má vontade

Esse é um erro muito comum em algumas lojas. O cliente pede outro modelo que precisa ser buscado em estoque e o vendedor já faz cara feia. Essa atitude faz com que o consumidor perca a vontade de comprar, pois ninguém fica à vontade com um vendedor mal-humorado.

Você tem o papel de atender o cliente da melhor forma possível. Caso ele peça várias coisas, significa que ele está interessado na compra. Não deixe escapar essas oportunidades!

Agora que você já sabe o que NÃO fazer na hora das vendas, assine o SuasVendas e melhore a gestão da sua empresa.

Boas vendas!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: