A importância de um atendimento de qualidade

Tempo de leitura: 2 minutos

Com o mercado atual cheio de concorrentes, sabemos que é muito importante que o cliente sinta que o atendimento que está recebendo é diferenciado e a empresa está comprometida a resolver seu problema, e não quer apenas fechar uma venda. Isso faz com que o consumidor tenha uma boa experiência de compra, o que resulta em sua fidelização.

Não há métodos mágicos que te ensine como atender melhor seu cliente, tudo isso depende de como é a sua empresa e seu tipo de produto ou serviço. Investir no atendimento para aumentar a expectativa do consumidor, entregando muito mais do que é esperado, é um grande diferencial.

Além disso, outro grande motivo para você começar a prestar atenção no atendimento da sua empresa é a redução do boca a boca negativo. Com a satisfação dos clientes, a popularidade da sua empresa vai crescer positivamente e vai criar uma relação de confiança com quem compra seu produto.

Escutar o cliente é o primeiro passo para conseguir um bom atendimento

Pergunte ao seu cliente como ele gostaria que o produto ou serviço fosse entregue. Com uma simples pergunta você pode conhecer melhor o consumidor, detectar pontos que poderiam ser melhorados e entender melhor as necessidades e expectativas dele. Depois de saber a resposta, transforme ela em metas a serem alcançadas e modifique o processo de atendimento. Após isso, avalie se as necessidades do cliente foram alcançadas e percebidas.

Veja algumas dicas para melhorar o atendimento da sua empresa:
  • Seja consciente e cortês

Atenda bem qualquer pessoa que quiser comprar de você. O tratamento “senhor” ou “senhora” deve ser dirigido mesmo aos jovens, a não ser que o cliente te dê a liberdade de chamá-lo por “você”.

  • Dê as boas-vindas

É essencial que você cumprimente todos os clientes com um sorriso. É um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos.

  • Aja com rapidez

O tempo é um dos fatores mais importantes na hora do atendimento. Geralmente, o cliente quer que sua necessidade seja atendida o mais rápido possível. Mas cuidado, não confunda rapidez com descaso! Faça tudo com agilidade, mas não passe a impressão de que você quer se livrar do cliente rapidamente.

  • Evite termos técnicos

Utilize expressões e palavras simples, caso contrário, pode causar incompreensão e constrangimento ao consumidor.

  • Dê atenção às reclamações

Ao receber qualquer reclamação, sugestão ou queixa vinda do cliente, encaminhe-as ao seu supervisor.

  • Fale a verdade

Não omita problemas e nem esconda informações, seja honesto e fale a verdade para o cliente.

  • Jamais dê ordens

Nunca dê uma ordem ao cliente. Ninguém gosta de ouvir algo como “o senhor tem que assinar aqui”. Use uma expressão mais cordial, como: “Por favor, o senhor poderia assinar aqui?”

O consumidor precisa sair da empresa com a impressão de que foi muito bem atendido. Comece hoje mesmo a implementar um bom atendimento na sua empresa, isso pode te ajudar na fidelização dos clientes e, consequente, no aumento das vendas.

E ai, como está o atendimento da sua empresa? Conta pra gente nos comentários e não deixe de compartilhar o artigo. 😉

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: