Como fazer a prospecção fluir na sua empresa

Tempo de leitura: 2 minutos

Prospectar novos clientes não é uma tarefa fácil, pois precisamos ser eficientes e ter uma boa estratégia. Pensando nisso, vamos te ensinar algumas dicas importantes para fazer uma prospecção de sucesso. Confira:

  1. Defina qual é o seu cliente ideal

Para trazer novos clientes, você não pode atirar para todos os lados. É preciso entender quem é seu cliente e como você pode chegar até ele. Para isso, defina seu perfil de cliente ideal (PCI).

Ao fazer isso, você vai ter muito mais eficiência porque aproveitará melhor cada contato. Você também terá mais chances de receber indicações, pois ao trabalhar focado em determinado grupo de prospects, eles conseguem entender o que você está oferecendo e podem te indicar para outras pessoas que também pode se beneficiar com seu serviço ou produto.

  1. Esteja onde seus clientes estiverem

Para aumentar sua carteira de clientes você não pode ficar parado. A internet pode ser uma grande aliada nesse processo. Seus clientes estão nas redes sociais? Então esteja lá também. O Facebook e Linkedin podem ser ótimos canais de prospecção, por exemplo. Mas vá além, participe de associações, faça cursos, vá a eventos, frequente os lugares que seus possíveis clientes possam estar.

  1. Comunique-se com seus clientes

Crie uma estratégia para aqueles prospects que o retorno não foi positivo. É importante fortalecer o relacionamento antes de fazer uma nova abordagem de venda. Afinal, todo mundo quer se sentir valorizado, certo? Depois de estabelecer um bom relacionamento com o possível cliente, você terá mais facilidade nas suas vendas futuras. Não desista só porque ouviu um “não”, tente reverter a situação.

  1. Elabore um script para prospectar

Organize todas suas palavras de maneira inteligente e planejada para você provocar o melhor impacto possível no primeiro contato com o cliente. A ideia não é engessar o contato, e sim ajudar você a chegar ao prospect preparado para fazer uma boa abordagem e que gere vendas.

  1. Tenha um bom networking

Trabalhar seu marketing pessoal dentro do seu segmento é essencial. Para construir um bom networking, participe de encontros, eventos e tudo que você possa tirar proveito. Não se esqueça de sempre ser simpático e trocar cartões no final da conversa.

Comprometimento, pontualidade e apresentação pessoal são aspectos fundamentais para se conquistar um cliente novo no mercado, pois a primeira impressão é a que fica. Além disso, prospectar requer persistência e disciplina.

Que tal colocar em práticas nossas dicas e prospectar muito mais clientes? Não se esqueça de assinar o SuasVendas para ter uma gestão comercial e de vendas muito mais ágil e fácil.

Boas vendas!

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: