03 Dicas de Relatórios que vão te Ajudar no Relacionamento com o Cliente

relacionamento com cliente, CRM
Tempo de leitura: 3 minutos

Um dos maiores requisitos para ser confiável como empresa é demonstrar humanismo. Essa é a ideia de Don Pepper, sócio-fundador da Peppers & Rogers Group – consultoria líder mundial em estratégia de negócios centrada no cliente . 

Para ele, isso envolve muitas coisas, incluindo inteligência e curiosidade. Pepper também acredita que  quando o assunto é relacionamento com clientes tudo o que realmente precisamos mostrar é empatia e respeito com nossos clientes, quase como se fossem amigos pessoais.

Para demonstrar respeito e empatia é preciso conhecer o cliente. Esse conhecer envolve informações de vendas, que mostram que você se importa com o cliente o suficiente para ter um histórico de seus dados. Isto é, você precisa saber os hábitos dele para conseguir criar um relacionamento com o cliente real, isso envolve as informações sobre o hábito de compra e qual foi sua última interação com ele.

Toda empresa possui esses dados, mas a questão é como esses dados são organizados. Afinal, organização também é uma forma de respeito ao cliente. Você tem acesso aos dados? Se você trabalha com a equipe de vendas, onde esses dados ficam armazenados? Quem tem o controle da carteira de clientes? Eles são compartilhados com a equipe de vendas e os responsáveis pela gestão comercial? Saber onde estão esses dados e como manipulá-los é essencial para uma gestão eficiente dos seus negócios e ver como essa informação pode ser transformada para além dos objetivos comerciais.

Para te dar algumas ideias de como transformar dados em relatórios, para te ajudar no relacionamento com o cliente e na abordagem de vendas, separamos aqui 03 ideias de relatórios de vendas que vão te ajudar a visualizar as informações que você precisa para melhorar o relacionamento com o seu cliente. Veja só:

01 – Última Compra do Cliente

Parece que não, mas saber a última compra do cliente pode ser complicado quando você tem que lidar com muitas indústrias e vários clientes. No início da sua empresa pode ser simples manter os dados de todos os clientes, até mesmo lembrar de cabeça o que um cliente específico comprou, mas a medida que o volume de vendas aumenta isso se torna inviável.

Sabendo as informações de compra do cliente é mais simples planejar reuniões futuras, fazer o pós-venda e, até mesmo, marcar a próxima visita sabendo exatamente qual foi o último pedido.

02 – Gráfico de Vendas do Cliente

O gráfico é útil pela rápida visualização das suas informações e, também, quando você está interessando em fazer uma análise das proporções em vez de ter dados sobre o valor real da compra. Utilizar esse tipo de gráfico pode ser interessante, por exemplo, em reuniões nas quais é preciso demonstrar a evolução das vendas do cliente mês a mês.

Portanto, organize as informações para que consiga visualizar as vendas dos clientes mês a mês de maneira mais simples e direta, facilitando a demonstração dos dados.

03 –  Clientes que Ainda Não Compraram

Por outro lado, é importante saber também daqueles clientes que, por algum motivo, não estão mais comprando seus produtos ou aqueles que nunca chegaram a efetivar compras. Neste caso é essencial saber  quais clientes ainda não realizaram compras para ter uma informação mais concreta em vez de trabalhar com hipóteses.

Com essas  informações organizadas você pode elaborar as estratégias de abordagem e rever o processo de vendas para ver onde pode estar o erro na conversão e prospecção desses clientes.

Com o SuasVendas você tem acesso a esses e diversos outros relatórios de vendas que vão te ajudar a melhorar o Relacionamento com o Cliente. 

Experimentar

Em outros momentos nesse blog também já falamos sobre outro relatório essencial para organizar a sua estratégia de relacionamento com o cliente, o Relatório  Curva ABC de Clientes que você conferir AQUI.

Para ler mais sobre relatórios de vendas você pode acessar o nosso artigo Relatórios de Vendas: como torná-los parte do seu dia a dia como Representante neste LINK.

Se você utiliza algum outro relatório para te ajudar a lidar com os clientes deixe o seu comentário abaixo!

ConsultorSV

www.suasvendas.com

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: