
Quando falamos em modelos estratégicos de marketing e vendas, o funil é um dos mais lembrados e utilizados. Esse método se baseia em atração, conversão, nutrição e vendas, porém, o processo termina após a conquista do cliente e o pós-venda é deixado de lado.
Manter a jornada de compra como um processo contínuo se tornou necessidade, e é exatamente essa a proposta do Flywheel, que tem foco no cliente e o ciclo de compra sem fim.
O termo significa “volante de rotação”. Na prática, o conceito nos diz que toda empresa precisa fazer um esforço inicial para possibilitar o seu giro. Depois, o processo para manter o negócio fortalecido ficará muito mais fácil.
Diante disso, a roda gira em torno dos consumidores, melhorando a experiência de compra e os tornando verdadeiros promotores da empresa para atrair novos clientes. Uma ótima oportunidade para aproveitar o momento de satisfação para obter indicações e vendas repetidas.
Essa nova metodologia está chegando ao mundo com força total, e muitos especialistas acreditam que o funil de vendas pode ser substituído. Então, se você deseja aumentar seus resultados e ficar por dentro de novas técnicas, continue lendo este post.
O que muda em relação ao Funil de Vendas?
O método Flywheel pode ser interessante para diversas empresas se destacarem no mercado, pois suas características focam o que é mais importante em qualquer negócio: o cliente.
Diferente do funil (atração, conversão, nutrição e vendas), seu ciclo é formado por:
- Atração (Marketing);
- Envolvimento (Vendas);
- Encantamento (Atendimento);
- Cliente (Fidelização).
Cada etapa deve ser adaptada de acordo com o segmento de cada empresa e seu público-alvo. Devem ser criados processos assertivos que garantam que o ciclo seja feito com alta performance e que entregue os resultados esperados. Veja abaixo as principais mudanças em relação ao modelo tradicional que conhecemos (funil).
1. Ciclo de compra contínuo
O ciclo sem fim, sem dúvida, foi a principal mudança em relação ao Funil. Antes, o processo final era a venda, ou seja, quando o cliente finalmente fazia a compra, agora o ciclo é contínuo. Além de atrair e converter em venda, os vendedores precisam cativar os consumidores da base para conquistarem a fidelização.
2. Ações de retenção mais fortes
Como o estágio pós-venda é um dos principais focos do Flywheel, as ações para obter uma interação contínua e efetiva com o cliente para que ele compre novamente são mais agressivas.
3. O relacionamento é a chave do sucesso
A interação entre o consumidor e a marca para fortalecer o relacionamento e conquistar a fidelização tem ganhado cada vez mais destaque no mundo corporativo, principalmente por ser o meio mais econômico e por ser bastante eficaz. No Flywheel o relacionamento tem grande peso e toda a estratégia comercial e de marketing é voltada para ele.
Se você deseja focar o máximo possível na experiência do cliente, proporcionar um atendimento de alto nível e ter verdadeiros promotores da sua marca, essa metodologia vai fazer grande diferença em seu negócio.
O que achou dessa novidade? Conta pra gente nos comentários!