O processo de vendas, seja de produto ou serviço, envolve várias atividades e ações para que seja um “sucesso”, porém, vender apenas uma vez não garante o “sucesso”, pois a sustentabilidade de seu negócio requer um esforço maior para que o cliente continue comprando e novos clientes sejam prospectados.

De certa forma, o “segredo” do processo de vendas é procurar entender a cada dia ou a cada transação/venda para seu cliente algumas informações cruciais para explorar e fazer com que uma nova venda seja possível num futuro próximo.

Estas informações variam de acordo com o segmento e perfil de cliente, mas há padrões gerais que podem ajudar, como por exemplo: o ciclo médio de compra do cliente, ou seja: com qual frequência o cliente compra de você ou de sua empresa? Tem algum padrão? Todo final de mês? Início de mês? Próximo de algum feriado? Enfim, há uma gama enorme de questionamentos e observações que podem ser feitas para ajudar a aumentar a probabilidade de uma nova venda.

Nós, aqui no SuasVendas, queremos saber de você: Como você “prevê” ou lida com este previsão da próxima compra de seus clientes? Usa alguma metodologia? Não usa nada? Deixe seu comentário abaixo e participe!

Hirlan Araújo
Gerente Comercial

7 comments on “Como você calcula o ciclo de compra do seu cliente?

  1. Nosso escritório tem 03 tipos de clientes no que tange ao ciclo de compras, os clientes que fazem compras semanais, quinzenais e mensais.
    Nosso planejamento de visitas já está baseado nesse ciclo, onde buscamos marcar presença em 100% de nossos clientes através de visitas, porém, mesmo não sendo presencial, estamos em contato direto com eles.

  2. No perfil dos clientes aqui, trabalhamos com 30 dias de agendamento entre uma e outra devido ao tempo de entrega, que mesmo estando no interior de Sp onde temos uma malha viária boa, temos uma demora.
    Poderíamos ter visita e vendas a cada 15 dias, pois a venda de volume na maioria dos antedidos é que não tem estoques suficientes para comprar volumes.

  3. Ainda não controlamos o ciclo de compra dos clientes. Mas já vi exemplos em outros sistemas e funcionam muito bem, e ajudam bastante no planejamento. Ex: poderiam desenvolver um relatório por indústria, contendo, valor do ultimo pedido, quant. de dias desse ultimo pedido, e ciclo médio de compra entre os pedidos. Simples e prático.

  4. Minha metodologia se baseia no próprio SV com a ferramenta VISION.
    Simples e intuitiva me auxilia na preparação de uma abordagem simples e direta o que tem proporcionado uma assertividade muito alta. Mostrando ao cliente que temos acompanhado seu ciclo de pedidos e auxiliando nas informações que se fazem necessárias na hora da abordagem(se ainda tem itens em carteira ou até mesmo quantidade pedida de determinado item).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *