Muitos representantes comerciais ainda têm dúvida se realmente é benéfico pagar o INSS, e a resposta é sim. É importante pagar o valor mensal não pensando apenas na aposentadoria e como ela está longe, mas também nas dezenas de benefícios que são disponíveis em caso de emergências. Um grande exemplo é o auxílio doença, que ajuda o trabalhador quando ele se encontra impossibilitado de realizar suas atividades. Mesmo que você pense que a previdência privada é a melhor, não se engane. Alguns dos benefícios do INSS, como o salário maternidade, não são disponíveis nas previdências privadas. Portanto, fique muito atento em tudo que você pode precisar um dia.
Qual é a alíquota da contribuição previdenciária do representante?
De acordo com a Lei 8212/91, a alíquota da contribuição previdenciária é de 20%, seguindo a regra instituída pelo Art. 20 (Contribuinte Individual) e Art. 21 (Da Contribuição das empresas). Assim, o representante escolhe sobre qual valor deseja contribuir, a partir de um salário mínimo, e aplica a alíquota de 20%. Isso vai proporcionar a ele todos os benefícios previdenciários. É importante saber que o Governo Federal decidiu reduzir a alíquota de 20% para 11% para os trabalhadores autônomos, limitada a um salário mínimo. Esta contribuição, apesar de garantir o direito à concessão de todos os outros benefícios previdenciários, como auxílio doença, licença maternidade, pensão por morte e aposentadoria por idade, não dá direito ao segurado de se aposentar por tempo de contribuição.Quais são os benefícios do INSS?
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por invalidez;
- Aposentadoria por tempo de Contribuição; (alíquota de 20%)
- Auxílio doença;
- Auxílio acidente;
- Auxílio reclusão;
- Pensão por morte;
- Salário maternidade;
- Salário família.
BOM DIA
SE EU CONTRIBUIR DUAS VEZES NO MÊS, ALTERA ALGUMA COISA? EX. EU CONTRIBUIR COMO EMPRESARIO EU POSSO CONTRIBUIR
TAMBÉM COMO REPRESENTANTE COMERCIAL? DUAS CONTRIBUIÇÃO NO MÊS….
Bom dia Wilson, como vai?
Repassei sua pergunta para o Dr. Hespanhol e a resposta foi a seguinte:
Primeiro, você tem que cuidar para contribuir com apenas um NIT (Número de Identificação do Trabalhador) está lá na carteira de trabalho dele, ou carnê de contribuinte individual.
Segundo, você pode pagar mais de uma vez dentre do mesmo mês, que ira somar para definir o salário de contribuição no cálculo da aposentadoria.
Contudo, convém destacar, que contribuir mais de uma vez dentro do mesmo mês, conta apenas uma vez para apurar o tempo de contribuição.
Tudo que você contribuir com o mesmo NIT, contará para o cálculo da aposentadoria (como empresário, representante ou empregado).