Todo gestor deve ser sempre nutrido com informações estratégicas para tomar decisões sobre sua carteira de clientes e ações de vendas. Estas informações são chamadas de Indicadores, e um dos principais é o Ciclo Médio de Compra do Cliente. Ou seja, uma vez que você tem o histórico de compra do cliente, é possível saber a frequência média de compra dele.

Muitos gestores e vendedores procuram fazer esta análise manualmente ou via planilhas, mas à medida que o volume de dados aumenta e outras tarefas também requerem sua atenção, fica praticamente impossível dar continuidade e seguem trabalhando “no escuro”.

Entra o SV.Ciclo para facilitar sua vida

No SuasVendas, o Indicador de Ciclo Médio da Compra do Cliente é denominado por SV.Ciclo. Ele é obtido através da análise histórica de compras do cliente e, então, mostra para você a média, em dias, que o cliente compra, quando foi a última compra e quando espera-se que seja a próxima compra do cliente. Neste caso, que tal já usar a Agenda para atribuir uma prospecção com ele? 😉

Com estas informações em mãos, você aproveitará as oportunidades e evitará perder a próxima data de compra do cliente. 

O que devo fazer para utilizar o SV.Ciclo?

O primeiro passo para usar o SV.Ciclo é ter o histórico de pedidos (vendas), pois sem esses dados é impossível antever a “futura compra” do cliente. Se você já utiliza o SuasVendas há algum tempo não terá problemas, mas se é novo no SV e quer, mesmo assim, ter um histórico temos uma solução fácil e prática: você pode importar pedidos antigos usando planilha em Excel e, a partir daí, já terá seu SV.Ciclo atualizado em tempo real. Entre em contato com nosso time de Atendimento ao Cliente (ajuda@suasvendas.com) para mais informações.

SV.Ciclo na prática

Agora que você já utiliza o SuasVendas e tem seu histórico de vendas cadastrado, basta acessar o menu Clientes e personalizar as colunas, incluindo as colunas SV.Ciclo (Dias) e SV.Ciclo (Dt. Próx. Compra). 

Desta forma, as informações de SV.Ciclo (Intervalo Médio em Dias e Data da Próxima Compra) estarão sempre disponíveis diretamente na listagem de clientes. Prático não?!

Para atualizar as informações com novas vendas, basta clicar no link de ‘Atualizar’, na página de Clientes.

Dica importante: Se o cliente ainda não tem histórico de vendas suficiente, o valor da coluna SV.Ciclo (Dias) será zero (0) e a Data da Próxima Compra será ajustada para Data da Última Compra do Cliente.

Deixe seu comentário abaixo e divulgue o SV.Ciclo para seus amigos e clientes.

Vítor Nogueira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *