Como Escrever um Excelente Currículo de Representante Comercial

Currículo, Representante Comercial, Currículo de Representante, Vendas
Tempo de leitura: 3 minutos

Está em busca de novas Representadas? Saiba agora como criar um currículo de sucesso, procurando diversificar ou até mesmo mudar sua área de atuação?   Para conseguir essa posição você precisa de  um Curriculum Vitae bem organizado e  que atenda a sua busca por novas oportunidades, seja um representante comercial desejado.

A empresa deve conseguir identificar quais são suas habilidades, profissionais e de vendas.  Acompanhe com a gente qual é o modelo ideal para você e, também, algumas dicas para desenvolver o seu currículo ainda hoje.

Para que você seja recrutado o seu currículo deve apresentar qualidades, experiências profissionais mais relevantes e mostrar para a empresas como você  é uma boa escolha para a empresa. Está com dúvida do que isso significa? É só pensar em dois princípios básicos das vendas: Ser correto nas relações comerciais e estar munido de boas informações. O Currículo é uma forma do vendedor aproveitar para também se vender. É a hora da autopromoção e de deixar a modéstia de lado.

Algumas etapas do processo de vendas também funcionam dentro dessa perspectiva e tudo  gira em torno da resposta para a pergunta: como você quer ser reconhecido? Qual é a imagem que você quer passar?  Quais são os fatos relevantes da sua carreira? Quais suas maiores habilidades? Tendo essas respostas é preciso saber como organizar essas informações. Vamos lá:

 

Ordem Cronológica x Ordem Funcional 

Para organizar os dados você tem duas opções, fazer um currículo cronológico ou um currículo funcional. Para escolher a melhor opção pense na sua trajetória profissional. Você tem um currículo recheado de empresas representadas? Você está pensando em entrar em uma nova área? É novo na área de Representação Comercial? Com essa resposta em mente analise as   alternativas que você tem:

 

1. Currículo de Representante – Cronológico:

A prioridade é listar o seu histórico profissional. Você ordena por ordem cronológica em quais Indústrias e Distribuidoras atuou ou alguma outra experiência profissional que tenha, começando pela descrição da mais recente. Os pontos positivos?  Se bem escrito o o modelo cronólogico delineia o progresso profissional e a estabilidade do seu histórico no mercado de trabalho. Pontos negativos? Pode banalizar a sua experiência profissional, se tiver tido pouca progressão como Representante. Para quem é ideal? Para quem  tem uma lista extensa de atuação profissional. ACESSAR MODELO CURRÍCULO CRONOLÓGICO

 

2. Currículo de Representante – Funcional:

Nele é enfatizado suas experiências como Representante Comercial e não a ordem cronológica. Os pontos positivos? Ajuda a destacar informações que você considera importante para a vaga que está concorrendo. Ponto negativo? Se for mal escrito pode indicar que o  profissional não está preparado para a vaga ou até mesmo parecer que está escondendo algo. Para quem é ideal? Para quem está entrando no mercado de Representação, mudando de carreira ou foco de atuação e para profissionais que passaram por trabalhos variados e em diferentes áreas de atuação. ACESSAR MODELO CURRÍCULO FUNCIONAL

 

 “Mas Qual Modelo Devo Escolher?”

Tanto o modelo cronológico e o modelo funcional possuem pontos fortes, se ainda estiver com dúvida em como irá organizar seu currículo, procure colocar em questão os seus objetivos finais e, até mesmo, de acordo com a organização que você deseja representar e a vaga que está buscando. Qual modelo atende melhor as suas necessidades? Para responder essa pergunta te damos 05 dicas para não errar no conteúdo:

 

Para finalizar, atente-se para o conteúdo e formatação do currículo e, claro, muito cuidado para não cometer deslizes gramaticais. Atenção também para estes detalhes:

  • Seja Organizado – O seu currículo deve ter com seções e subtítulos;
  • Seja Objetivo – O seu currículo deve ter até 02 páginas, algumas informações não precisam estar lá;
  • Seja Relevante – Organize as informações que você considera que são importantes;
  • Seja Simples – Mantenha a Times New Roman, tamanhos entre 10 e 12. Restrinja o negrito e letras maiores para o seu nome e empresas que você trabalhou
  • Apresente Números – Na área de vendas as histórias vendem. Números, estatísticas, porcentagens chamam a atenção.  Por exemplo: Aumentei as vendas em 80%.

É claro que um bom currículo ajuda e é necessário, mas não se esqueça do Networking. Para saber mais sobre como criar e manter uma rede de contatos pode pode te ajudar leia os posts que produzimos sobre o assunto aqui e aqui.


E você, o que acha que cada pessoa tem que estar atento ao fazer o currículo? Tem alguma informação que quer compartilhar? Deixe seu comentário!

ConsultorSV

www.suasvendas.com

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Jorge disse:

    Obrigado pelas dicas e tenho certeza que será de grande utilidade para mim

  1. 28/03/2016

    […] um tempo atrás fizemos uma postagem sobre Como escrever um excelente currículo de Representante Comercial. E tivemos um retorno bastante positivo em relação a este tema. Por isso resolvemos aprofundar mais […]

  2. 21/07/2016

    […] Como escrever um currículo para Representante Comercial […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: