Pequenos empreendedores que vendem seus produtos e serviços pelo WhatsApp, Instagram e Facebook tiveram dificuldades para trabalhar na tarde desta segunda-feira (4), afetados pela instabilidade dos aplicativos. Internautas em todo o mundo relataram dificuldade para acessar os serviços – todos eles pertencem ao Facebook.

Os comerciantes que utilizam as plataformas para vender tiveram uma série de prejuízos, já que houve impossibilidade de acesso às páginas das lojas, falhas no envio de mensagens e no carregamento de postagens. Para tentar minimizar os danos, a saída para alguns foi tentar dar continuidade aos atendimentos via ligação e sms.

Mas, o que essa situação nos ensina sobre vendas?

O que fica claro é que cada vez mais empreendedores vêm se tornando reféns das redes sociais para realizar a venda de produtos e serviços. No entanto, muitos deles não contam com a possibilidade dessas plataformas saírem do ar, causando prejuízos financeiros muitas vezes irreparáveis, além de impactarem na experiência de compra dos consumidores, que atualmente esperam por jornadas satisfatórias e diversas possibilidades de consumo.

É aí que entra o modelo omnichannel, que requer a visão de que quebrar os limites não é mais uma opção, e sim, uma necessidade.

O poder do Omnichannel

Omnichannel significa ter uma comunicação em diversos canais para oferecer a mesma experiência de compra, integrando e-commerce, redes sociais, loja física e apps. Isso quer dizer que é possível estar presente e vender em diversos lugares, sem depender apenas de um único canal de venda. As empresas que investem nessa estratégia ganham cada vez mais força, já que conseguem alcançar o público com mais facilidade.

Imagine que você tem uma loja que vende apenas pelo WhatsApp, onde todos os atendimentos e vendas são feitas pelo aplicativo, inclusive recebimento de pagamentos.

Agora pense em como o seu negócio fica extremamente vulnerável quando ocorrem falhas no WhatsApp. A conexão com o cliente fica totalmente parada, já que ele só tem uma forma de entrar em contato e fazer compras. Você não teria esse problema se implementasse diversos canais de venda.

A queda das redes sociais e do WhatsApp de hoje (4) serve como um grande aprendizado para todos os vendedores não dependerem apenas de alguns canais digitais para fechar uma venda. Os tempos mudaram, e ser omnichannel se tornou uma necessidade para vender onde e quando quiser.

A queda do WhatsApp, Instagram e Facebook prejudicou seu negócio? Conta pra gente nos comentários!

O SuasVendas é Omnichannel

O SV possui 6 canais de venda que vão te ajudar na expansão do seu negócio, ampliando o alcance de clientes e expandindo as vendas para diversas localizações.

É uma forma de oferecer ao consumidor mais de uma opção para interagir com a sua empresa, 24h por dia e 7 dias por semana. Acesse suasvendas.com e teste grátis.

 

3 comments on “O que a queda do WhatsApp, Instagram e Facebook nos ensina sobre vendas?

  1. Boa noite,
    temos que está preparados para qualquer eventualidade,imprevistos acontecem. se você já tem uma boa carteira de clientes,da pra trabalhar através de e-mail fazendo divulgação dos seus produtos.

  2. ja sou coiente , qais canais .O SV possui 6 canais de venda que vão te ajudar na expansão do seu negócio, ampliando o alcance de clientes e expandindo as vendas para diversas localizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *