• 22 de julho de 2021
  • admin
  • 0

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados ultimamente e tornou-se um grande aliado para vendas. A simplicidade e grande difusão da ferramenta facilitam a prospecção de clientes e tornam a comunicação muito mais rápida e prática.
Entretanto, na hora de utilizá-lo a seu favor, muitos erros são cometidos. Confira a lista de alguns deles para evitar:

  1. Utilizar o número pessoal ou não utilizar o WhatsApp Business
    O WhatsApp disponibiliza a versão Business, voltada especificamente para o público empresarial. Com funcionalidades como mensagens automáticas, horário de funcionamento e disponibilização de catálogos, a ferramenta pode ajudar bastante, mas mesmo assim muitos negócios ainda não utilizam.
    Utilizar um número separado do seu pessoal para atender os clientes também pode fazer toda a diferença, além de evitar misturar as suas conversas pessoais com as profissionais, evita também que clientes sejam esquecidos ou perdidos.
  2. Não inserir todas as informações no seu perfil comercial
    Ao vender pelo WhatsApp, é sempre importante oferecer facilmente todas as informações que possam interessar ao cliente: localização, horário de atendimento, catálogos com imagens, valores dos produtos ou serviços e informações de entrega e pagamento. Ter tudo isso pronto ajuda a facilitar a compra e aumenta a satisfação do seu cliente. É importante também programar mensagens para serem enviadas aos clientes que entram em contato fora do horário de expediente, para que eles não se sintam esquecidos ou ignorados.
  3. Demora no atendimento
    O cliente que escolhe o WhatsApp como meio de se comunicar com você espera uma resposta rápida, por isso, é importante ter sempre alguém pronto para atendê-lo dentro dos horários de atendimento previstos. 
    Dividir esta função de forma organizada entre os seus atendentes é essencial para que nenhum cliente seja esquecido ou espere demais, reduzindo assim o número de desistências na hora da compra.
  4. Não utilizar as linhas de transmissão
    Uma grande aliada no WhatsApp é a linha de transmissão, a função de disparo de mensagens em massa facilita a comunicação com todos os seus clientes e economiza tempo. 
    Mensagens como promoções e divulgações de conteúdos são ideais para este tipo de envio, mas cuidado para não parecer insistente, peça sempre a permissão do cliente para adicioná-lo à sua lista.
  5. Não pedir feedbacks
    Saber a opinião do seu cliente sobre o atendimento é fundamental para poder melhorá-lo. Esporadicamente, pergunte aos seus clientes recentes o que eles acharam do processo de compra e peça dicas e sugestões. Filtre todo o feedback recebido e procure implantar tudo aquilo que for possível.

→ Você já cometeu algum desses erros? Agora que já sabe como consertá-los é só implantar as nossas dicas no seu atendimento via WhatsApp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *