Até o fim deste post você vai aprender a evitar que os seus clientes se tornem inativos, e até recuperá-los.

Você faz o primeiro contato com o cliente, cria um laço com ele e realiza ótimas vendas. Até que, de repente, ele se afasta. É um processo comum, mas que pode ser revertido, ou até evitado. Até o fim deste conteúdo você vai aprender a recuperar seus clientes que se tornaram inativos.

A primeira coisa a ser definida é: o que é um cliente inativo para você? É aquele que não compra nada há dois meses? Três? É aquele que não entra em contato? Você precisa definir qual é a janela de tempo que vai caracterizar a inatividade do seu consumidor.

Previna-se

A melhor forma de recuperar clientes inativos é evitar que eles se inativem em primeiro lugar. Para isso, você pode monitorar os contatos e compras dos seus clientes, atentando-se sempre para quais clientes estão há mais tempo sem aparecer.
Você também pode programar mensagens a serem enviadas pouco tempo antes do cliente entrar na fase inativa, perguntando o que aconteceu ou enviando promoções.

Segmente os seus inativos

Cada cliente possui o seu próprio perfil e os seus próprios motivos para ter se afastado de você. Nem sempre é interessante que eles sejam reativados, por isso você precisa definir quais deles são prioritários e quais deles podem continuar inativos.
Uma boa forma de segmentá-los é baseado no volume de compras de cada um. Isto pode ser analisado por meio da curva ABC, disponibilizada no menu de relatórios do SV. 

Planeje a abordagem

Não basta simplesmente enviar um e-mail genérico para reconquistar o seu cliente. É preciso, antes de tudo, planejar uma série de ações e ter paciência no processo. Mensagens demais em um curto período de tempo podem afastá-lo ainda mais.
Além disso, é interessante adotar diferentes estratégias, como enviar novas promoções, trocar o vendedor, ou até marcar uma visita presencial para atraí-lo de volta. Conheça também o histórico do seu cliente. Envie propostas que estejam alinhadas com os interesses dele para obter ainda mais chances de chamar a atenção. 

Reavalie

Sempre revisite as suas estratégias e avalie os resultados, para que elas possam ser constantemente aprimoradas. Assim, será cada vez mais fácil para você reconquistar os clientes quando eles se tornarem inativos.

Você já aplicou alguma dessas estratégias no seu processo de reativação de clientes? Chegou o momento de adaptar todas elas ao seu negócio e atingir mais resultados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *