Você, com certeza, já se deparou com imagens com um ícone de sacolinha, que, ao clicar, direcionam a um produto com sua descrição e valor, enquanto rolava pelo feed de alguma loja no Instagram. A ferramenta Loja é que possibilita esta ação. Ficou com vontade de usar, mas não sabe como? Hoje você vai aprender!  O recurso Loja adiciona às suas fotos um link direcionado à descrição e valor das suas mercadorias. Dessa forma, é mais fácil catalogar os seus produtos no Instagram e direcionar os seus clientes mais facilmente para a compra. 

Como funciona?

Criada em 2017, a ferramenta requer uma conta comercial no Instagram e uma página no Facebook para ser ativada. O processo é bastante simples. Os produtos ficam expostos na aba “Loja”, da sua página e no menu “Loja” do Instagram, facilitando assim, o acesso de novos clientes e otimizando o processo de compra. Com ela, é possível inserir links direcionados a outros sites, ou finalizar a compra pelo próprio Instagram. Além disso, também é possível marcar produtos tanto em fotos disponibilizadas no feed ou nos stories.

Como ativar?

Para ativar a sua loja do Instagram é preciso seguir uma série de passos:
  • Confira se a sua empresa está qualificada a utilizar o recurso

De forma simples: é preciso estar localizado em um país contemplado pela ferramenta – como o Brasil -, possuir produtos qualificados (apenas bens podem ser vendidos, serviços não se enquadram), possuir um domínio próprio para realizar as vendas e concordar com termos e políticas comerciais, além do acordo do vendedor.
  • Ative o recurso “conta comercial”

Nas configurações do seu perfil no Instagram, acesse o menu “Conta” e clique em “Mudar para conta profissional” e então escolha a categoria desejada. Lembre-se que perfis comerciais precisam, obrigatoriamente, ser abertos.
  • Sincronize a sua conta com a sua Página do Facebook

Ao acessar o seu perfil, clique em “Editar perfil” > “Informações comerciais públicas” > “Página” e então selecione a página a qual deseja vincular o seu perfil. Caso ainda não tenha uma página no Facebook, clique em  “Criar uma nova Página no Facebook”.
  • Vincule a sua conta à sua Vitrine

[embed]http://https://www.youtube.com/watch?v=g1Ql8DKo7Ro[/embed]
  • Solicite a análise da conta

Antes de habilitar a marcação dos produtos catalogados, a conta precisa ser analisada pelo Instagram, este processo pode durar alguns dias. Acesse as configurações do seu perfil, clique em “Empresa” > “Configurar compras no Instagram” e preencha os requisitos solicitados. Assim, quando a sua análise for finalizada você receberá uma notificação.
  • Habilite o modo de compras

Depois da aprovação da sua conta, acesse as configurações do seu perfil, clique em “Empresa” > “Compras” > “Catálogo de Produtos” e selecione o catálogo de sua preferência. Depois disso, basta clicar em “Concluir”.
  • Marque seus produtos

Agora, você já poderá marcar os seus produtos tanto em imagens do feed, quanto em imagens nos stories. A marcação do feed é feita pelo botão abaixo da marcação de pessoas; já a opção de marcação pelos stories fica dentro da aba de stickers. Depois do tutorial chegou a sua vez. Que tal testar na sua conta para observar os seus produtos chegando a novos clientes e as vendas no Instagram sendo realizadas de forma mais rápida e fácil? Ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo que a gente te responde!]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *