• 9 de abril de 2021
  • admin
  • 0

Não é segredo que a chave para o crescimento de uma equipe comercial é a gestão comercial. Responsável por liderar o grupo e direcioná-lo a fim de atingir as metas estipuladas, o gestor de vendas precisa aprimorar suas habilidades diariamente. Adequando-se assim, ao mercado e suas demandas, trazendo resultados cada vez melhores para a empresa. Análise de demandas, elaboração de relatórios e estratégias, gerenciamento de riscos, gestão de projetos e o acompanhamento do desempenho da equipe de vendas estão dentro das atribuições do gestor comercial. Lidando com equipes plurais e diversas áreas dentro da empresa, são necessárias algumas características e atitudes para alcançar objetivos cada vez maiores.

  • Organização

Para alcançar metas é fundamental que elas estejam bem definidas, distribuídas e que seja traçado um plano de ação. Neste momento, a organização do gestor faz toda a diferença. Explicar o seu método para a equipe, definir prazos e organizar as demandas podem ser determinantes para atingir os resultados desejados. Além disso, a clareza nas ações facilita no relacionamento com a equipe, evitando atrasos, sobrecargas e insatisfação.
  • Networking e relacionamento

Parte de gerir uma equipe envolve criar e manter um bom relacionamento com todos ao redor. A cooperação e a motivação são exercícios diários neste processo. Assim, conhecer a todos e seus papéis dentro da equipe, respeitar limites e influenciar por meio de atitudes positivas pode fazer toda a diferença. Além disso, também é necessário estabelecer um bom relacionamento com os clientes. Um bom networking pode determinar parcerias, indicações e até mesmo oportunidades para a empresa no futuro. 
  • Atualização

A dinamicidade do mercado faz com que novas tecnologias e estratégias surjam a todo momento. Assim, o gestor comercial precisa estar sempre atualizado a fim de lidar com todas elas e aproveitá-las de forma estratégica. Também é importante incentivar capacitações para a sua equipe. Atente-se ao mercado e às ações da concorrência, atente-se às preferências e tendências do público e procure sempre formas de se atualizar. Proponha workshops e cursos de reciclagem para a sua equipe e motive-os a aprender mais todos os dias. Dessa forma, a empresa crescerá mais a cada dia. A gestão de vendas é dinâmica e cada profissional possui a sua própria forma de liderar a sua equipe. Entretanto, essas dicas podem te ajudar muito. Como tem sido a sua experiência como gestor? Conta pra gente nos comentários os seus maiores desafios. ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *