No dia 27 de novembro vai acontecer a Black Friday 2020, uma das principais datas do varejo brasileiro. Sem dúvida, é um dia muito esperado por milhares de consumidores e lojistas. Neste ano, o evento promete ser o mais digital da história, pois devido ao isolamento social, o e-commerce ganhou 7,3 milhões de novos clientes e registrou aumento de 39% nos pedidos, segundo pesquisa da Ebit Nielsen. As buscas no Google já estão a todo vapor, e a empresa revelou que houve crescimento em diversas categorias do varejo, já superando a última edição. Já conhecida como “a maior Black Friday de todos os tempos”, o evento deve gerar inúmeras oportunidades de negócios para empresas de serviços e comércio. A pandemia do Covid-19 impulsionou a transformação digital e mudou completamente o hábito de consumo das pessoas, e isso contribuiu para o aumento das transações online. O clima de incerteza que tomou conta de todos no início do ano ocasionou no baixo consumo, porém, rapidamente as pessoas voltaram a comprar, principalmente online, refletindo na prévia positiva das vendas via e-commerce na Black Friday 2020.

Interesse do público

Uma pesquisa divulgada pelo Méliuz mostra que 72,21% dos consumidores garantem que vão aproveitar as liquidações deste ano, sendo que 62% já compraram em edições anteriores, 26,58% ainda não se decidiram e 1,19% não pretendem comprar na Black Friday.  Outros dados importantes mostram que 42% das pessoas devem aproveitar a data para comprar itens de necessidade, 25% pretendem adquirir produtos de desejo, 17% vão trocar produtos antigos por novos ou de outro modelo e 6% devem antecipar as compras de Natal para economizar nos presentes. Confira a lista dos produtos mais desejados este ano: 52,74% – Eletrodomésticos e eletroportáteis  41,05% – Eletrônicos e Informática  32,36% – Perfumes e Cosméticos  28,64% – Smartphone  28,12% – Móveis e decoração 25,33% – Acessórios e Calçados  24,30% – Roupas  13,85% – Livros  11,27% – Alimentos e bebidas  10,54% – Viagem 9,30% – Jogos e Consoles 8,79% – Relógio e Jóias 8,47% – Artigos esportivos  2,89% – Assinatura de serviços  1,96% – Outros O estudo da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico mostra que o preço continua a ser o fator decisivo de compra para 73% dos consumidores e a reputação da marca aparece em segundo lugar, seguido de frete grátis e facilidade de pagamento.

Como se preparar para a Black Friday 2020?

https://www.youtube.com/watch?v=LBBtMFc0P2M  
  1. Aprenda com seus erros

O primeiro passo é mapear suas experiências passadas com a Black Friday e analisar os dados que o seu negócio tem desse período. Caso essa seja a primeira vez que sua loja vai participar do evento, não se preocupe, basta analisar informações de outras datas comemorativas em que ofereceu grandes descontos e houve um volume expressivo de compra.  → Tenha a resposta para todas as perguntas abaixo antes de divulgar sua participação:
  • Quais produtos serão ofertados?
  • Qual será a margem de lucro de cada produto?
  • Quais serão os canais e ações de marketing a serem realizados?
  • Tem a quantidade de estoque disponível?
  • Tem material para embalagem suficiente?
  • As ofertas serão válidas para a loja física e virtual?
  1. Precifique seus produtos ou serviços adequadamente

Todos os consumidores buscam pelos menores preços nesta data, certo? E para você vender de forma lucrativa e oferecer descontos significativos é necessário fazer uma boa precificação, avaliando margem de lucro, gastos e outros.  Antes de colocar algo em oferta, faça pesquisas de mercado e veja o valor que a concorrência está vendendo. Isso vai te ajudar a ficar dentro da realidade e oferecer um desconto ainda melhor, se possível. → Nem pense em oferecer descontos fantasmas! Os consumidores não são bobos e estão cada vez mais espertos com a precificação enganosa. Seja honesto e transparente!
  1. Prepare seu e-commerce

Crie banners atrativos para a home da sua loja virtual, coloque produtos em destaque e facilite o contato do comprador com a sua empresa, seja por meio do chat, whatsapp ou redes sociais.  → Lembre-se de verificar se o seu e-commerce está preparado para o tráfego via mobile. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 92% dos acessos à rede de internet são feitos por dispositivos móveis, o que torna o smartphone a principal ferramenta de comunicação e negócios atualmente. Se você utiliza o e-commerce do Suasvendas, é bem simples fazer a customização e preparação para a Black Friday: é possível adicionar banners, criar categorias especiais, colocar produtos em destaque, suas redes sociais e seu WhatsApp. E o  melhor: seu cliente faz as compras e o pagamento pela plataforma (conheça o PagLink).
  1. Atendimento via WhatsApp 

O WhatsApp se tornou um canal de vendas e atendimento fundamental para as empresas. Grande parte dos brasileiros já utilizam o aplicativo, e ter mais esse canal para fechar negócios é uma ótima escolha para negócios de variados segmentos e tamanhos. O app tornou muito mais cômodo e rápido o contato entre clientes e empresas. Desta forma, qualquer dúvida durante uma compra, o consumidor poderá te contatar com facilidade, sem a necessidade de ligações ou e-mails. A procura por atendimento em datas especiais como a Black Friday cresce, então é preciso estar preparado para oferecer o melhor para seus clientes.
  1. Divulgação nas redes sociais

As redes sociais, além de serem um ótimo canal de venda, são excelentes para a fidelização e encantamento para que você possa atingir um público maior.  Faça uma divulgação antecipada da sua Black Friday e mostre que sua loja também vai oferecer descontos imperdíveis.  Seu consumidor precisa saber logo de cara que você está participando da data. Desta forma, é preciso ajustar seu perfil para atrair ainda mais pessoas. Veja como deixar turbinar suas redes sociais:
  • Coloque a logo e informações da sua empresa no perfil;
  • Utilize cores e fontes especiais para a Black Friday;
  • Adicione o link do seu e-commerce na biografia;
  • Utilize hashtags para que o público encontre sua loja com facilidade;
  • Crie posts criativos e encantadores;
  • Se possível, faça post patrocinados para conquistar mais clientes.
Agora que você aprendeu algumas dicas para arrasar na Black Friday, chegou a hora preparar seu negócio. Se você ainda não utiliza um sistema de gestão acesse www.suasvendas.com e faça um teste grátis, é a força de vendas que você precisa. Qualquer dúvida, basta deixar um comentário abaixo. 🙂]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *