• 10 de fevereiro de 2020
  • admin
  • 0

Lidar com pessoas é uma tarefa complicada para qualquer um, principalmente para o profissional de atendimento, que fala com diversos clientes e recebe milhares de solicitações diariamente. Por isso, desenvolver habilidades e contar com recursos que torne esse trabalho mais fácil é fundamental para o sucesso. Atualmente, ter apenas um atendimento amigável já não é o suficiente, é preciso ser um especialista, ou seja, tirar as dúvidas dos clientes, auxiliar nos problemas e propor soluções. E não pense que o atendimento é somente isso. Ele é um dos departamentos mais importantes de uma empresa e um dos principais responsáveis pela satisfação dos clientes. É pelo atendimento que o cliente tem um contato mais direto com o seu negócio e dependendo de como for esse contato, ele pode optar por seu produto ou ir procurar o concorrente. Confira abaixo algumas dicas para falar com o cliente de forma assertiva e evitar conversas improdutivas.

1. Invista em sua carreira e adquira experiência

Para ser um profissional de sucesso, antes de tudo é necessário investir em sua formação profissional. Se não for viável fazer uma graduação na área, busque cursos técnicos focados em gestão de relacionamento com o cliente, estratégias de gestão e outros.  Outra dica de ouro é participar de palestras e congressos. Assim, você sempre se manterá informado de tudo do mercado e terá uma boa preparação para lidar com os clientes. Após ter um bom conhecimento teórico, é hora de começar a colocar tudo que aprendeu em prática.

2. Tenha uma boa comunicação com os clientes e sua equipe 

Ter uma boa habilidade para se comunicar é a característica mais importante para quem deseja ser um especialista em atendimento. Por isso, é necessário que você sempre passe todas as informações para sua equipe com clareza para que todos possam trabalhar de forma mais alinhada e para que seu cliente seja bem atendido. → Lembre-se que a empatia é uma das competência mais poderosas do mundo corporativo. Conseguir se colocar no lugar do consumidor e dos seus colegas de trabalho o ajudará a entender melhor os problemas e você irá conseguir conduzir o diálogo para uma solução, com informações mais claras e objetivas.  Use um software de gestão para registrar todas as informações dos clientes. Assim, no momento do atendimento ficará mais fácil de lembrar de determinada pessoa e do que foi falado anteriormente. Além disso, você irá mostrar que conhece e acompanha os clientes.

3. Supere expectativas

Crie uma relação de proximidade com o cliente por meio de ações que superem as expectativas dele, como pontualidade, agilidade, cordialidade e até mesmo algum benefício extra ou brinde. Mas tenha cautela! Não prometa algo que você não sabe se poderá cumprir. Em caso de dúvida, consulte o seu supervisor.  Com isso, você vai estabelecer uma conexão que vai tornar o cliente mais receptivo diante de algum imprevisto justificável e você se sentirá mais confortável em ter uma conversa sincera com temas mais delicados.

4. Faça o follow up

O atendimento não termina com o fechamento do negócio ou após resolver o problema de um cliente atual. Entrar em contato para fazer o follow up é fundamental para saber se a pessoa está satisfeita com seu produto ou serviço e como foi sua experiência com a empresa. Além de construir um bom relacionamento com o consumidor, o follow up te ajuda a montar futuras estratégias para ver o que precisa ser melhorado e como estão os resultados. Ao longo do texto você pôde perceber que o especialista em atendimento trabalha de forma ativa dentro de qualquer negócio, mantendo sempre contato com o cliente e com toda a equipe, o que o torna um profissional fundamental dentro de qualquer empresa. Agora que você já conheceu mais sobre essa função, que tal se tornar um especialista e desempenhar um papel de sucesso dentro da sua empresa? Coloque tudo que você aprendeu em prática hoje mesmo! Qualquer dúvida, basta deixar um comentário abaixo! ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *