A automação robótica de processos (Robotic Process Automation – RPA) já é realidade dentro das empresas e se expandiu em diversos setores, desde o atendimento até o financeiro. Seu objetivo é simplesmente deixar as tarefas mais repetitivas e manuais para a máquina, transformando a forma como dados e transações são processados, e permitindo que as pessoas se dediquem em outras tarefas mais importantes.  A aplicação de robôs nas rotinas diárias de trabalho vem reduzindo consideravelmente custos e riscos, se tornando uma necessidade na vida de milhares de gestores e vendedores. Além de ser uma forma de economizar tempo e dinheiro, a RPA poupa colaboradores de trabalhos manuais repetitivos e demorados, como validação de dados e preenchimento de formulários. Com isso, a empresa pode melhorar bastante a alocação de recursos e a organização de funcionários para bater as metas com mais facilidade.  De acordo com um estudo do Gartner Group, até 2021, 90% das médias e grandes empresas terão pelo menos um processo robotizado.

Como a RPA pode me ajudar no setor financeiro?

A presença da robotização de processos no setor financeiro gera vários benefícios no dia a dia. Já pensou em alimentar uma base de dados e emitir boletos manualmente de todos os clientes? Com pouco tempo não dá!  A RPA beneficia a produtividade pois reduz a demora na realização das tarefas e também lida com informações de forma segura, fornecendo tudo que você precisa 24 horas por dia, rapidamente, evitando possíveis erros humanos, como engano na anotação de números. Você ainda consegue ter um excelente  monitoramento de dados, boas métricas de desempenho e gestão centralizada. Selecionei alguns benefícios para você entender melhor. Confira:

1. Menos despesas e mais lucros

Por conta do aumento de produtividade, a RPA promove a diminuição de despesas, já que a relação entre o que é investido e o retorno é extremamente vantajosa. 

2. Ganho de produtividade 

Se você trabalha com finanças sabe que preencher planilhas com dados faz parte da rotina, além de conferir dados o tempo todo se tudo está em ordem. Ao adotar um software automatizado, esse trabalho pode ser feito de forma rápida e você poderá processar mais tarefas em menos tempo. Além de ser uma excelente forma de ganhar agilidade, o aumento de eficiência significa que toda a equipe terá maior rentabilidade a médio e longo prazo. 

3. Diminuição de erros

Cometer erros é comum para qualquer ser humano, ainda mais depois de horas de trabalho. Se você quer evitar que qualquer tipo de prejuízo ocorra por erros de colaboradores, a RPA é ideal para sua empresa. O sistema poderá registrar, detectar todos os vencimentos de contas a pagar, impostos que devem ser administrados, boletos que devem ser emitidos e muito mais, evitando problemas na hora do lançamento e prazos. Com isso, você fica livre de multas por atrasos e outros problemas que a robotização pode evitar. Isso é possível porque a máquina não sofre com fadiga ou distrações, e o próprio colaborador terá menos tarefas burocráticas com que se preocupar.

Quer implementar uma RPA na sua empresa? 

Os benefícios dos processos robotizados são muitos e você não pode deixar de implementar essa tecnologia na sua empresa.  Seu tempo ou o da pessoa responsável por gerenciar as finanças do seu negócio é muito precioso para ser perdido ou sub-utilizado em tarefas manuais de cobrança. No SuasVendas, sempre procuramos otimizar ao máximo todos os processos e na área financeira não foi diferente, criamos o SVPag, que permite a emissão de boletos e cobranças automatizadas.     Leia também “Como emitir um boleto de cobrança em 7 segundos”.  Para muitos vendedores e gestores, controlar contas, receber e dar baixa em quem pagou ou não é uma tarefa difícil, mas o SuasVendas e SVPag eliminam esse problema e oferece soluções para conquistar uma gestão eficaz, evitando a perda de tempo com burocracias bancárias, já que não será mais preciso enviar ou fazer o download de arquivos no site do banco, e a baixa do pagamento é totalmente automática. Tudo é resolvido rapidamente e em poucos cliques, sem a necessidade do usuário mexer com arquivos de remessa e retorno. Deixa o trabalho difícil com a gente! Faça um teste grátis por 14 dias clicando aqui Caso tenha alguma dúvida, basta deixar um comentários abaixo ou nos enviar um e-mail para ajuda@suasvendas.com Boas vendas!   ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *