A representação comercial é um sonho de profissão de vários empreendedores. É uma atividade autônoma e independente, excelente para quem quer gerenciar todo o negócio.  Normalmente, o representante vende para empresas e fabricantes de determinado produto ou região. A empresa para qual ele trabalha pode estar distante do local de onde ele vende os produtos, por isso, o raio da ação da empresa aumenta bastante e o profissional administra toda a venda de sua representada. É uma forma de você se tornar o próprio dono do seu negócio e obter bons lucros. Você gostaria de trabalhar como representante comercial mas não sabe por onde começar? Hoje vou te contar um pouco sobre essa incrível profissão e tudo que você precisa para dar os primeiros passos.  Os representantes comerciais têm como função facilitar os negócios envolvendo a venda de produtos ou serviços de seus clientes. Se você se interessou pela profissão fique atento pois para trabalhar no ramo é preciso seguir algumas etapas: 

1. Se cadastrar no CORE (Conselho Regional dos Representantes Comerciais) e fazer o registro na prefeitura

Como a profissão de representação comercial é regulamentada, você deve comparecer a Prefeitura de sua cidade para averiguar o documento de Carteira Profissional ou Carteira do Órgão da Classe.  Com o advento da Lei nº 4.886/65, tornou-se obrigatório o registro daqueles que exercem a representação comercial, o qual deve ser realizado no Conselho Regional dos Representantes Comerciais de onde o candidato encontra-se domiciliado (pessoa natural) ou de onde encontra-se sediada a empresa (sociedade empresária), sob pena de incorrer no exercício ilegal da profissão, sujeitando-se à penalidade. Tem alguma dúvida? Acesse a página do Confere

2. Se inscrever no INSS

Depois da primeira etapa, é preciso se inscrever no INSS para garantir todos os direitos previdenciários do trabalhador autônomo.  Informação importante: a representação comercial não pode ser exercida por uma empresa enquadrada no Simples Nacional ou como MEI (Microempreendedor Individual), já que se trata de uma profissão legalizada e que exige o registro do Conselho Regional. Se você pretende abrir uma empresa de representação, todos os profissionais também precisam ser cadastrados no CORE. Em seguida, basta procurar um contador para conseguir o CNPJ, inscrever a empresa na Receita Federal e exercer sua atividade dentro da lei. 

Quais são as atividades do representante comercial? 

Basicamente, o representante comercial autônomo mantém contato com seus clientes e oferece produtos ou serviços das empresas que representa. Por isso, ter um bom relacionamento comercial é fundamental para ser um profissional de sucesso. Para iniciar os trabalhos é indispensável que você conheça técnicas de relacionamento e vendas, saiba negociar e divulgar os produtos ou serviços, além de conhecer a fundo a empresa representada e o que você vende. Se destacar em meio aos concorrentes é difícil, por isso, você deve se mostrar um profissional paciente, persistente e com habilidades de negociação, já que na grande maioria dos casos você fará visitas antes de convencer um novo cliente a fechar negócio.  E não pense que o trabalho acaba depois de uma venda. Periodicamente você deve visitar os clientes que já conquistou, fazendo um pós-venda de qualidade para garantir a continuidade do relacionamento com o consumidor. No geral, a maioria das atividades dos representantes comerciais é voltada para a comunicação e marketing, quando estão trabalhando em campo. Já em suas rotinas diárias, é necessário manter todos os pedidos organizados, elaborar bons planos de vendas e ter um bom planejamento financeiro. 

Como encontrar representadas? 

Agora que você já sabe o que precisa fazer para se tornar um representante comercial, chegou a hora de aprender a escolher empresas para representar. Você pode encontrar diversos anúncios em diferentes mídias, como internet e jornal, de empresas que estão a procura de representantes. É comum que em sua busca por oportunidades você se depare com um filtro estabelecido pelo contratante na seleção dos profissionais, que busca os mais preparados e adequados para a atuação, conforme os critérios adotados. É importante lembrar que você também precisa ter um filtro, ou seja, procure selecionar um segmento de mercado, empresa, produto ou serviço que considere mais adequado para sua ideologia e atuação.  Confira algumas dicas que vão te ajudar nesse processo: 
  1. Defina um segmento de mercado e região que deseja atuar.
  2. No momento de escolher produtos ou serviços, opte pelos que você já esteja familiarizado.
  3. Antes de ir em busca de uma vaga em determinada representada saiba o máximo possível sobre aquele negócio. Isso evita situações inesperadas..
  4. Analise a facilidade e praticidade dos deslocamentos de trabalho. Muitas representadas não fazem o reembolso do transporte.
  5. Acredite na empresa que vai representar. Não é digno tentar vender algo que você não usaria ou recomendaria.
  6. Prefira as representadas que valorizem seu trabalho. Todos os critérios de comissão e premiação precisam ser bem claros. 
  7. Tenha um bom networking. Você pode usar sua rede de contatos para conquistar aquela tão sonhada vaga em uma representada.
Fazer a escolha ideal das empresas que vai representar é muito importante, já que depois que você se une a alguma, sua imagem fica associada a ela. E para que ambos tenham sucesso, é preciso que tanto você quanto a representada tenham uma mesma visão.  Além disso, a opção certa de uma empresa para representar influencia na possibilidade de ganhos que você pode ter com seu negócio de representação. Portanto, faça uma boa analise antes de fechar qualquer tipo de contrato. E aí, que tal começar a ser um representante comercial hoje mesmo? Qualquer dúvida, basta deixar um comentário abaixo. Boa sorte nessa nova jornada! 🙂]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *